Você está prestes a descobrir uma surpreendente história, história essa que nos conta sobre um lugar muito importante para o país. Seria uma das fábricas mais importantes da história do Brasil? Descubra! 😱

A resumida história da Fábrica

A fábrica foi fundada em 1881. Nos anos 60, Martinho Guedes que veio refugiado de uma crise em Portugal, começou a importar algodão de vários lugares do mundo, com o sonho de montar uma fábrica de tecelagem. Depois que faleceu, o seu filho Manoel Guedes deu continuidade no projeto, e realizou o sonho do pai. A fábrica foi pioneira na fabricação têxtil no Brasil, e se tornou a maior produtora do país.

Um fato surpreendente

Manoel Guedes entendeu que precisava inovar, e se modernizar para dar contar da ampla e incrível fábrica que estava em suas mãos. Com isso, ele comprou uma companhia de energia elétrica para mover a fábrica. Portanto, a Fábrica São Martinho foi a primeira fábrica têxtil no Brasil movida à energia elétrica. Seria essa fábrica uma das mais importantes do país? Deixe nos comentários!

Casarão dos Guedes.

Um relato pessoal

Conversamos com Adamaris Silva. Moradora de Tatuí, ela conta que seu pai trabalhou na fábrica por muitos anos, e que sua família morou em uma das casas onde os antigos trabalhadores da fábrica moravam.

“Meu pai trabalhou lá, por 35 anos. Era contra mestre da sala de pano, como era chamado na época. Nós moramos numa das casas da fábrica por 12 anos. Boas lembranças de lá. A casa ainda está lá e ontem passei em frente, louca de vontade de o morador estar na frente. Se um dia tiver a oportunidade, quero pedir para entrar na casa. A fábrica tem toda a importância para a nossa vida! Meu pai criou 3 filhos, com o dinheiro contado, e construiu nossa casa, e depois saímos da casa da fábrica.”

Casas onde os funcionários da fábrica moravam

Foto: Blog Garotinha Ruiva.

Mistérios da fábrica

Dizem que por baixo da rua, tem um túnel que liga o casarão e a fábrica. Os donos da fábrica usavam o túnel para surpreender os funcionários. Sinistro, né?! Quem sabe, um dia a gente mostre a fábrica por dentro. Você gostaria de ver? Deixe nos comentários, e fique ligado aqui na Solutudo!

Quer ver o Casarão dos Guedes por dentro? Clique no link abaixo!

Conheça por dentro o fantástico, histórico e chamativo Casarão dos Guedes em Tatuí

Outras fotos da fábrica:


Você quer ver a fábrica por dentro? Deixe nos comentários! O que achou do lugar? Qual foi o fato que mais te chamou a atenção? Diga pra gente!


Gostou do conteúdo? Nosso aplicativo está recheado de boas histórias de Tatuí. Baixe agora mesmo e descubra um mundo de possibilidades!

Para baixar para Android clique aqui
Para baixar para IOS (Iphone) clique aqui


Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Tatuí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Siga nossas redes sociais!

FacebookSolutudo Tatuí Instagram@solutudo.tatui

Fale com o autor!

SolutudoDeBom! Obrigado por ler, e confiar em nós. A nossa missão é ajudar você a conhecer melhor a cidade em que vive! 💜

4.5/5 - (22 votes)

5 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelo conteúdo.
    Se possível faz pesquisa da estação sorocabana
    Que hoje está abandonada igual a fábrica São Martinho
    Obrigado

  2. Sou de SC e moro na região. Sou fascinado por história e arquitetura. Quando vou a Tatuí fico um tempão contemplando este belíssimo conjunto arquitetônico. Pena estar em estado de penúria. Alguma possibilidade de reforma e quem sabe virar um centro cultural?

    • Olá Luiz, obrigado pelo comentário. A Fábrica está passando por reformas, em breve mostraremos ela por dentro. Fique ligado aqui!

  3. …A primeira vez que me deparei com o conjunto de prédios e casa, quase perdi o fôlego! Que coisa mais impressionante o Casarão, imponente e a Fábrica mais abaixo. Indiscutível beleza e… surpresa! Pena que o conjunto encontra-se abandonado, mas ainda assim, uma “referência” na paisagem: quem passar pela rodovia, ao mirar a cidade, com certeza ficará intrigado, com o belíssimo conjunto, em tons amarelados… Oxalá, seja restaurado e … preservado!

  4. Essa propriedade conta a história não só da região, mas de uma época, se São Paulo como um todo. Precisa ser preservada e usada para fins culturais. A prefeitura de tatuí tem obrigação de organizar o pessoal mais ligado a memória local, professores, alunos, artistas, etc. e fundar uma ONG para angariar fundos com vistas a preservação do local, usando-o para palestras, eventos, apresentações culturais, etc. Não tomar essa atitude é um pecado e um desrespeito para com o povo de Tatuí.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui