Este conteúdo é um oferecimento UNIVEMinstituição referência em educação e que apoia as boas notícias de Marília.


Você sabia que em Marília já caiu um meteorito? Ele foi muito comentado entre os moradores e a história é contada até os dias de hoje!

O meteorito

Passava das cinco e meia da tarde quando as pessoas em Marília ouviram um forte e ensurdecedor ‘assovio’. “Uma pedra caiu do céu”, relembrou o artista plástico Albertino Zukeiran, testemunha da queda do meteorito, que passou a ser chamado, então, de meteorito Marília, ocorrida em 5 de outubro de 1971.

Portanto, há meio século. Fragmentos deste meteorito estão em museus nos Estados Unidos e também na Inglaterra. Mas, Zukeiran garante que conseguiu recolher boa parte deste corpo celeste.

Na época, o mariliense tinha 17 anos e se encontrava a 300 metros da queda, conforme ele descreve no relato ‘Um meteoro caiu na minha rua’.

“Fui até lá, onde também se encontravam meus amigos que presenciaram o ocorrido, naquela bela tarde de primavera”.

Localização

O ponto de impacto do meteorito ocorreu na rua São Carlos, proximidades do número 392, e uma pequena cratera ‘fumegava’ segundos após a queda.

“A pedra havia se espatifado na calçada e os pedaços recolhidos por eles já eram guardados como verdadeiras relíquias – presente dos céus. Consegui alguns dos tão disputados fragmentos, que guardo há 50 anos”, relatou.

A elipse de dispersão – é assim que é chamada quando um meteorito se espalha ao espatifa no solo da Terra – inclui vários pontos de Marília, como uma propriedade rural, uma escola na zona Sul quilômetros de distância da rua São Carlos e na avenida Brasil, no distrito de Lácio.

Uma novidade

Para marcar o cinquentenário da queda do meteorito Marília, que ao todo pesava cerca de dois quilos e meio, possui traços da nebulosa que deu origem solar e teria entre 4,55 a 4,6 bilhões de anos, o Sistema Astronômico de Marília montou um site com informações, acessado pelo endereço que você pode acessar clicando aqui. Por conta deste acontecimento, o dia 5 de outubro é celebrado pelo calendário do Município de Marília como o Dia do Meteorito Marília.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! Se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br.


Este conteúdo é um oferecimento UNIVEMinstituição referência em educação e que apoia as boas notícias de Marília.

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui