Este conteúdo é um oferecimento UNIVEM, instituição referência em educação e que apoia as boas notícias de Marília.

Glauco Lima, de Marília, obteve um feito raro aos brasileiros que se dedicam à música e às artes em terras estrangeiras. O pianista e professor de música da Universidade de Nova York (Nyack College), que há anos está radicado nos Estados Unidos, dirigiu o espetáculo musical ‘In the Heights’, escrito por Lin Manuel Miranda, exibido na Broadway, a avenida de Nova York que reúne os palcos mais famosos do mundo.

“Foi um desafio em vários aspectos, mas os dois principais desse desafio foram o fato de que eu havia me tornado membro do corpo docente há poucos meses e também o fato de que o todo o elenco era composto por alunos que, apesar de extremamente qualificados, o fator ‘parte do currículo acadêmico’, influenciou muito”.

O músico aceitou a empreita sem receios e adotou a estratégia de lidar com todos os artistas do elenco de modo profissional.

“Como todos da orquestra eram profissionais, ficou mais fácil de lidar com os alunos de maneira similar, o que acabou motivando a todos, trazendo um espírito de união e objetivo comum, e gerando um resultado final fenomenal. Aprendi muito também com cada um dos músicos, brilhantes, com os quais tive o privilégio de trabalhar. Foi realmente um momento muito especial em minha carreira. Aprendi muito a cada ensaio, a cada reunião, e a cada um dos 12 espetáculos. Eu poderia descrever outras inúmeras lições e experiências vivenciadas naquele momento”, contextualizou.

Desde o começo da pandemia, o mariliense só está se apresentando ao vivo nas cerimônias religiosas em Manhattan, onde realiza a direção musical em uma igreja. Antes do final do primeiro semestre deste ano, as apresentações presenciais em Nova York e nas cidades vizinhas recomeçaram.

“Os desafios impostos pela pandemia também trouxeram benefícios e fez com que nós músicos desenvolvêssemos novas ideias e estratégias. Por exemplo, aconteceu uma revolu8ção no ensino em geral, incluindo o ensino musical”, observou.

Para Glauco Lima, neste momento tão ímpar, o ser humano tem, inevitavelmente, se despido de várias ‘máscaras e maquiagens’. E esta observação tem realmente peso, pois o mariliense dirigiu musical na referência mundial de espetáculos, movimento, arte e música: a Broadway.

“O ser humano vem se despindo de máscaras e maquiagens outrora usadas para tapar inúmeras falhas e defeitos. Como consequência, movimentos de expressão artística acabam surgindo como uma espécie de grito de socorro e local de refúgio. Diante de tal cenário, a música acaba exercendo uma função ainda mais crucial na saúde mental e física da sociedade”, concluiu.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! Se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected].


Este conteúdo é um oferecimento UNIVEM, instituição referência em educação e que apoia as boas notícias de Marília.

5/5 - (1 vote)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui