Aos 92 anos, o pediatra Ivan Fontoura é exemplo de generosidade. O médico, que se dedica à profissão há 68 anos, atende voluntariamente 30 crianças por dia em Pontal do Paraná (PR). 

A história de Ivan chama a atenção. Mas ele garante que não merece nenhum reconhecimento especial pelo o que faz. Em entrevista ao portal Banda B, Ivan assegura:


“Pode procurar por aí que tem uma porção de gente que ajuda assim também”

Ao lado da esposa, Eva, o pediatra atende as crianças no posto de saúde em Praia do Leste, em Pontal do Paraná. Os dois caminham juntos até o local, todas as segundas e quintas-feiras, a partir das 9h. 

Foto: Arquivo Pessoal

O encanto pela atividade

A paixão pela medicina começou desde cedo, aos quatro anos de idade, quando conheceu um cirurgião. Formado pela Universidade Federal do Paraná, em 1951, Ivan possui pós-graduação e Mestrado pela Universidade da Califórnia e também Doutorado pela Universidade de Sorbonne, na França. 

Aposentado desde 2005, o pediatra começou com o trabalho voluntário apenas um ano depois. Em sua carreira, o atendimento humanizado sempre foi prioridade. Ao lado da esposa, que é enfermeira, o trabalho continua sendo feito de forma inspiradora. 

Foto: Arquivo Pessoal

Ainda sobre a paixão pela profissão, Ivan comenta:


“Não houve dia na história da Medicina que não tenha aprendido algo diferente. A Medicina faz você aprender, viver momentos dramáticos e guardar tudo para sempre.”

Fontes: Banda B; Razões para Acreditar; Só Notícia Boa


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui