Você conhece a história dos artistas de sua cidade? Saiba como o mariliense Sérgio Ricardo ficou marcado na Música Popular Brasileira.

A história

Aconteceu em outubro de 1967, portanto há 54 anos. O mariliense Sérgio Ricardo (1932-2020) se apresentava no festival de MPB transmitido ao vivo pela televisão. Defendia a música ‘Beto bom de bola’, mas a plateia não o deixava em paz para interpretar a canção. Eis que, num gesto inesperado, João Lutfi – este era o seu nome de batismo – avisa que o público venceu e quebra seu violão em pleno palco antes de lançá-lo longe.

“Fui presenteado com não sei quantos violões, virei manchete em jornais do mundo inteiro, a cena ganhou não sei quantas mil conexões no YouTube e tive até seguidores: Jimmy Hendrix, logo em seguida, também quebrou sua guitarra no palco. Mas foi daí em diante que estive não só na mira da censura, mas na autocensura das gravadoras, rádios e TVs. E pior: acabei esquecido como artista”, relatou o cantor, compositor, escritor, artista plástico e cineasta.

Carreira

Sérgio Ricardo também trabalhou como ator nos primeiros anos de sua carreira artística. Esteve no lendário show de apresentação da bossa-nova nos Estados Unidos e que reuniu grandes artistas da MPB. O artista faleceu em 2020, deixando todo um legado. Ao longo de sua trajetória, esteve por diversas vezes em Marília, para realizar shows e participar de eventos culturais. A cena antológica dos festivais e da história da MPB pode ser vista no link: (clique aqui).


Este conteúdo é um oferecimento UNIVEMinstituição referência em educação e que apoia as boas notícias de Marília.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui