Este conteúdo é um oferecimento UNIVEM, instituição referência em educação e que apoia as boas notícias de Marília.


A Solutudo entrevistou a Repórter Gabriela Cardoso, jornalista há 13 anos, que trabalhou nove anos na TV Tem e atua há três anos na TV Câmara de Marília. Ela nos conta que com a chegada da internet, foi possível ter mais agilidade na divulgação das notícias e aproximou mais a emissora o telespectador.

Para Gabriela, ser repórter é encontrar prazer no aprendizado constante, é ter a responsabilidade de entregar uma notícia com seriedade e prestar um serviço à comunidade.

Além disso, Gabriela Cardoso conta que uma das situações mais inusitadas que ela viveu dentro da profissão, foi numa reportagem sobre protestos.

“Foi uma reportagem ao vivo sobre um protesto pacífico e manifestantes invadiram a transmissão. A reportagem foi suspensa, tirada do ar. Apesar do susto, terminou tudo bem entre a equipe de reportagem e os manifestantes. ”

Foto: Arquivo pessoal.

As notícias precisam ser veiculadas com clareza, disposição e enfrentamento. Não há como ser um profissional que assume posturas deliberadas, quando, na maioria das vezes é necessário ser imparcial e levar apenas o que é importante.

Assim como está escrito no artigo 2º, parágrafo III do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros:

“III – a liberdade de imprensa, direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão”.

Como está escrito acima, é importante lembrar que não pode exercer a profissão de qualquer maneira. Afinal, é um sério comprometimento não só com a sociedade, mas acima de tudo, com a verdade.

A profissão de Repórter agrega valores incríveis para a sociedade. Sendo assim, se você, jovem, ou adulto, se interessa pela profissão, não tenha medo: vá em busca do seu sonho! Nada melhor do que se sentir completo, assim como a Gabriela.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! Se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected].


Este conteúdo é um oferecimento UNIVEM, instituição referência em educação e que apoia as boas notícias de Marília.

5/5 - (2 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui