Esse conteúdo é um oferecimento da Proeste, empresa madrinha que apoia as boas notícias em Lençóis Paulista.

É muito difícil dizer, precisamente, em qual momento começa a história de Lençóis Paulista com a música já que, antigamente, nem sempre as atividades eram registradas. Mas até onde se há registro, podemos dizer que a corporação Giuseppe Verdi, fundada em 1906 por Júlio Ferrari, foi o início de tudo.

Júlio Ferrari

Julio Ferrari era italiano, veio jovem para o Brasil e morou em Lençóis Paulista até o fim de sua vida. Trabalhava com madeira mas a música era sua verdadeira paixão. Em 1906 fundou a primeira banda da cidade na comunidade rural da Rocinha.

Bepe

Outra peça importante para a história da música em Lençóis Paulista é Carlos Mazetto, conhecido como Bepe. Também italiano, Bepe chegou ao Brasil na década de 1910 fugindo da primeira guerra Mundial. Seu pai Luigi Mazetto tocava sanfona e acabou influenciando o filho a se aproximar da música.

Bepe tocava violino, dava aulas de piano, tocava baixo, clarineta e rabecão. Ente 1938 e 1944, Bepe foi o maestro da banda Lyra lençoense. Tocava violino no couro da igreja matriz e também integrava o grupo que puxava os carnavais realizados no bar São Paulo. Como nenhum de seus descendentes herdou o gosto pela música, antes de falecer, Bepe doou seu violino para que Alexandre Chitto guardasse.

Quinzinho

Joaquim Ramos de Oliveira conhecido como “Quinzinho da banda” nasceu em Pouso Alto Minas Gerais e ainda criança mudou-se para interior de São Paulo para ajudar o pai que era pedreiro. Morando em Areiópolis, foi pedreiro padeiro e alfaiate, mas a verdadeira paixão dele era a música.

Integrou a banda Santa Cecília de São Manuel, fundou e foi Maestro da banda Santa Cruz de Areiópolis e, em 1949, foi convidado pelo, até então Prefeito, Geraldo Pereira de Barros a se mudar para Lençóis Paulista e reorganizar a banda municipal.

Com uma sala improvisada em sua própria casa, ensinava teoria musical aos interessados e também chegou a abrigar vários músicos em sua casa. Entre esses músicos estava Agostinho Duarte Martins que vinha de Paranapanema para tocar em Lençóis Paulista.

Capucho Alfredo de Oliveira

Capucho nasceu em Lençóis Paulista. Também foi um dos mais importantes personagens da história da música na cidade. Mesmo passando parte da vida em outras cidades foi grande incentivador da música em Lençóis Paulista e influenciou várias gerações de músicos.

Agostinho Duarte

Agostinho Duarte chegou Lençóis Paulista no início da década de 60. Veio trabalhar com a difusão da música e formou diversas bandas, entre elas, a corporação musical Municipal que existiu de 64 a 71 e a corporação musical 28 de Abril que existiu entre 82 e 93. Em 1997, a banda da prefeitura foi batizada de Orquestra Municipal Maestro Agostinho Duarte Martins.

Marcelo Maganha

Nascido em Lençóis Paulista, adentrou a banda musical 28 de abril com apenas 7 anos de idade, tocando trompete. Formado em trompete e Regência pelo conservatório Dr. Carlos de Campos de Tatuí onde, também, lecionou por um tempo. Pós graduado em regência orquestral, com mestrado nos Estados Unidos.

Em 1997, assumiu a Orquestra Municipal. Maestro Maganha sempre influenciou outros integrantes e músicos da região com sua constante busca por excelência musical. Atualmente, segue Regente Titular da Orquestra Municipal, é Secretário de Cultura de Lençóis Paulista e tem recebido constantes convites para reger em outros países.

Orquestra Municipal de Sopros Maestro Agostinho Duarte Martins

Com o tempo, a banda evoluiu para uma orquestra ganhando mais integrantes e mais estrutura. Em 2008 a orquestra ganhou sua sede um estúdio no segundo andar anexo a casa da Cultura na rua sete de setembro.

Fonte: Lençóis Paulista Conta Sua História – 150 anos/ Edson Fernandes e Cristiano Guirado


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Esse conteúdo é um oferecimento da Proeste, empresa madrinha que apoia as boas notícias em Lençóis Paulista.

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui