Apesar do aparelho ter sido incorporado no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2018, somente no fim de 2020 foi possível ingressar com documentação para que os pacientes do Amaral fossem contemplados com as laringes eletrônicas.

Na terça-feira, 19, três pacientes do hospital receberam os aparelhos. Eles foram submetidos à laringectomia total, que é a cirurgia de retirada total da laringe e receberam laringes eletrônicas. Voltaram a falar.

Os senhores João Venceslau da Silva, de 73 anos, e Balbino de Oliveira Neto, de 70 anos, ficaram emocionados.

“É um dia muito importante, especial mesmo”, afirma João, mal contendo as lágrimas depois de dois anos que passou pela cirurgia e perdeu a voz.

Nesse período, João teve o apoio incondicional da família, principalmente da esposa Maria de Fátima Oliveira Silva. E a entrega das laringes para pacientes foi possível por meio de convênio firmado entre SUS e HAC.

“A entrega das laringes eletrônicas é de grande importância, pois possibilita a reabilitação da comunicação via oral e a interação com familiares, amigos e colegas de trabalho. Foi uma conquista muito grande”, afirmou a fonoaudióloga Renata Furia Sanchez.

Paciente usando a laringe eletrônica – Foto: Assessoria Hospital Amaral Carvalho

Com as remessas mensais dos aparelhos, a meta é zerar a fila de espera e fornecer as laringes eletrônicas aos pacientes logo após a cirurgia.

Paciente que passou pela laringectomia total – Foto: Assessoria Hospital Amaral Carvalho

Donizete Marinho, de 62 anos, o senhor que vemos em destaque no título desta reportagem, exibiu o sorrisão após conseguir voltar a falar com a ajuda da laringe eletrônica, por meio de emissão de onda sonora contínua. O paciente foi submetido à cirurgia de laringectomia total no final de março de 2021 no Hospital Amaral Carvalho.

Que bom ver estes pacientes felizes, né?

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui