Quem também ama viajar pelos inúmeros universos que um bom livro pode proporcionar? É pensando nisso que o Projeto Quixote, há 10 anos, vem incentivando leitores a discutirem e se descobrirem por meio da leitura! Vem conhecer esse projeto quixotesco!

Como começou?

O Projeto Quixote é um clube de leitura fundado, inicialmente, na cidade de Bauru pelo leitor e bibliotecário Cristian que por vir trabalhar em Lençóis Paulista, trouxe consigo o projeto a fim de dar continuidade ao trabalho. Cristian conta que a ideia nasceu por acreditarem que a leitura transforma a vida daqueles que buscam, por meio dela, novas visões de mundo e maneiras de combater as injustiças existentes.

“O projeto surgiu da confiança que temos de que a leitura pode transformar vidas. É o que temos presenciado desde quando iniciamos os encontros.”

O poder da leitura

Por meio das conversas e discussões sobre cada livro que leem, os integrantes podem compartilhar algo profundo, assim como expandir suas percepções através de formas artísticas. Durante a trajetória do Quixote, eles desenvolveram conteúdos que vão desde as artes plásticas, cênicas até a poesia, de forma que cada pessoa é acolhida e se expressa da forma que preferir.

“Quando falamos de leitura, não se trata apenas da literatura, mas da potência das diferentes visões de mundo, para a construção de outras formas de ver!”

Cristian, conta que os encontros eram realizados de forma presencial tendo como sede a biblioteca do SENAI de Lençóis Paulista, contudo precisou se reinventar no modelo online e foi nesse momento que novas possibilidades surgiram, pois com as divulgações e as discussões ocorrendo por vídeo chamadas, participantes do Brasil inteiro puderam conhecer e se integrar ao Projeto, desde jovens, universitários, psicólogos até arquitetos e químicos!

“Perdemos o calor dos encontros presenciais, mas passamos a atingir um número maior de pessoas, e agora, de qualquer lugar do Brasil, coisa que nunca havíamos pensado. Pessoas incríveis passaram a participar e o projeto se tornou um pouco do que essas pessoas são.”

Parcerias

Com novos integrantes, diferentes estilos de livros foram incluídos ao repertório do grupo e junto aos livros, novas parcerias foram formadas, além do SENAI- SP, que está presente na caminhada do projeto, o clube foi selecionado para uma parceria com a editora Companhia das Letras pelo período de seis meses.

Mas tudo isso não para por aí! O Projeto Quixote irá continuar na busca por uma sociedade mais justa, sendo através da leitura a forma que encontraram de expandir seus conhecimentos e transformar realidades!

“A partir da leitura dos livros empenhamo-nos em combater injustiças e pensar um outro mundo possível, juntos! Caso a leitura não faça parte de seus dias comecem hoje e veja como em poucos minutos você lerá algumas páginas que podem te tornar melhor leitor de si e do mundo!”

Depoimentos

Para Ana Laura Manoel, estudante de Letras (português/ italiano) pela Unesp e integrante do grupo, o Projeto Quixote é indispensável em sua vida:

“Quando conheci o Quixote, o projeto estava em um momento de hiato, digamos assim. Consegui participar pela primeira vez, quando, finalmente, as atividades foram retomadas. O livro que lemos para aquele encontro foi O estrangeiro, de Albert Camus, e passamos mais de cinco horas refletindo, pensando, trocando, construindo várias interpretações juntos. Foi muito intenso. E, antes da pandemia, os encontros eram calorosos, no sentido de que todos sentávamos em roda e conversávamos, tomávamos chá e café, comíamos bolo e bolachinhas. Mas, claro, nos adaptamos e as trocas continuam sendo incríveis. Foi daquele dia em diante que percebi que o Projeto Quixote seria indispensável para mim, e assim tem sido!”

Já para Guilherme Etges, estudante de Engenharia Mecânica pela UFRGS:

“Eu conheci o projeto em fevereiro de 2021 através de uma amiga que participa. Quando ela me falou sobre o que era o projeto, eu me interessei e fui atrás do perfil no insta para saber mais. Ali, vendo as postagens, os livros lidos e as pessoas que participavam, me senti encorajado e confortável de pedir para participar dos encontros, e isso pra mim foi um dos pontos mais altos desde que essa pandemia começou. A cada novo encontro, seja de um livro que eu ainda não tivesse lido ou de um que eu releia, minha visão sobre as ideias da trama se expande muito além das linhas, impacta no meu dia a dia. É muito louco pensar que mesmo estando tão longe das pessoas que fazem o projeto, aqui em outro estado, eu consiga me sentir tão conectado e confortável a ponto de conseguir compartilhar experiências tão pessoais.”

E aí, você já conhecia o Projeto Quixote? Você pode acompanhá-los pelas redes sociais @quixoteprojeto!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui