Se para os adultos, lidar com os impactos do distanciamento social já é algo complexo, para os pequenos essa adaptação fica um pouco mais difícil.

Pensando nisso, o Colégio Bezerra de Menezes, de Marília, iniciou o projeto “Caixa da Saudade“. Os próprios alunos confeccionam e enfeitam sua caixa como preferirem e vão mantê-la durante todo esse período de quarentena.

No decorrer dos dias, são estimulados a deixar mensagens, desenhos, fotos ou objetos que façam referência às suas saudades. Pode ser um colega de sala, professores, familiares ou até mesmo, lugares e momentos. As lembranças ficam na caixa até que o aluno volte a convivência com os entes queridos e possa entregar.

O trabalho socioemocional sempre foi algo que a instituição preza muito, segundo Jaqueline Rossignoli, psicóloga da instituição, o distanciamento social tornou necessária uma atenção ainda maior voltada ao tema, e foi assim que surgiu a ideia de fazer a caixa.

Jaqueline ainda afirma que esse é apenas um dos projetos que serão desenvolvidos, a psicóloga pretende trabalhar com os alunos, outros sentimentos além da saudade.

“A gente quebra a cabeça pra conseguir ajudar, mesmo de longe, pois é um momento realmente delicado para as crianças”

Os pais também estão super satisfeitos e envolvidos com o projeto e descrevem o projeto como uma atividade que fez bem ao coração:

“Revivemos momentos, viagens e atividades em família, com amigos da escola e fora dela. Os meninos montaram suas caixas e escolheram as fotos mais significantes para eles. O que mais nos emocionou, além da lembrança dos familiares que moram fora, foram as recordações da escola: das festas, do parque do Pirlimpimpim, dos funcionários como a tia Ivete e a tia Raquel e de todos os professores e amigos.” Juliana e Kleber Pelarigo (Pais)

A educação socioemocional é um processo que possibilita que o aluno trabalhe e desenvolva, dentro do currículo escolar, a habilidade de lidar com as emoções. Esse conhecimento é de suma importância para a formação de cidadãos responsáveis e ativos.

O projeto tem dado bons resultados segundo a psicóloga. É possível notar grande envolvimento dos pais na ação, o que, com certeza foi essencial importante no sucesso da caixa que, agora, faz parte do lar das famílias de alunos da educação infantil e fundamental I.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


4.6/5 - (16 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui