Esse conteúdo é um oferecimento da Proeste, empresa madrinha que apoia as boas notícias em Lençóis Paulista.

Foi num sábado, dia 6 de fevereiro de 1938, idealizado por Alexandre Chitto, O ECO foi às ruas pela primeira vez.

Inicialmente carregava o nome de E’CHO devido às fortes raízes italianas de seu fundador. Alguns poucos anos a frente, foi necessário rever a grafia do nome, já que os brasileiros o passaram a chamar de “EXO”.

Não é possível contar a história de Lençóis Paulista sem frisar a importância do O ECO, não somente ao contá-la aos leitores, mas, principalmente, na construção dessa história.

As edições do jornal foram, durante muitos anos, os únicos registros de forma de vida e do cotidiano lençoense. Sendo, até então, a única forma de acesso da cidade às notícias locais.

Apesar do crescente acesso ao digital, há ainda quem diga que o jornal impresso torna a leitura mais agradável. Podemos também, citar a importante função social que a versão impressa exerce na população que, mesmo em tempos de Whats App, foleia um jornal em salas de espera e não abre mão de apreciar a leitura durante o café da manhã, por exemplo.

Além disso, leitores habituais, tendem a ter menor tendência a se enganar com fake news quando navegando online, já que, naturalmente, se tornam cidadãos mais críticos e habituados ao jornalismo mais sério e seguro, com maior facilidade em reconhecer fontes seguras.

Em Lençóis Paulista, O ECO, já chegou a ser veiculado três vezes por semana. Atualmente, a versão impressa sai somente aos sábados e é vendida por R$:2,00.

O ECO, assim como a população geral, está mais ativo nas redes sociais. O Jornal mantém uma versão digital no site, um canal no YouTube e, até mesmo, um podcast no Spotify.

Apesar de estar presente em várias plataformas digitais, o jornal garante que a versão impressa ainda vai ser parte da vida do lençoense por muitos anos já que, além de ser uma das principais fontes de receita do jornal, tem enorme peso cultural na cidade do livro.

A Biblioteca Municipal Orígenes Lessa, possui, em seu acervo digital, edições históricas do O ECO, digitalizadas com todo cuidado, de forma a manter suas características originais e marcas do tempo. Vale a pena conferir!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


Esse conteúdo é um oferecimento da Proeste, empresa madrinha que apoia as boas notícias em Lençóis Paulista.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui