O dia do Turismo Ecológico (Ecoturismo) é uma data significativa, que nos faz pensar e refletir sobre o próprio significado da expressão Ecoturismo, que é super tendência nos dias de hoje.

Ecoturismo é uma prática de turismo de lazer, esportivo ou educacional, em áreas naturais, que se utiliza de forma sustentável do patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação, promove a formação de consciência ambientalista e garante o bem-estar das populações envolvidas.

Em Mineiros, uma das melhores opções para você fazer Ecoturismo aproveitando as maravilhas que a região oferece, é conhecer o Parque Nacional das Emas (PNE). Afinal, é através dele que é possível a coexistência entre preservação ambiental e turismo!

O que podemos ver e conhecer no PNE?

A vegetação do cerrado, que é de campo sujo e campo limpo, sendo esta última sua maior parte predominante, e por isso as pessoas se encantam por avistar muito longe, de 20 e 30 km adiante, dependendo do ponto onde se está.

Vegetação do Cerrado. Foto: André Monteiro

Animais como Lobo-guará, Emas, e alguns animais com risco de extinção como Tatu-canastra, cachorro-vinagre, animais raros e muitas espécies de aves, onde um dos maiores atrativos é a facilidade de fotografar essas aves, pela luminosidade da região.

Lobo-guará. Foto: André Monteiro

Atividades turísticas encontradas

Tem para todos os gostos! Passeio de carro Safári, Camping, Passeio de Bote no rio formoso, bóiacross em corredeiras, aluguel de bicicletas e a flutuação no rio de águas cristalinas.

Passeio de bóiacross. Foto: Trilhas do Cerrado

 2 trilhas onde é permitido fazer até mesmo sem o guia (autoguiadas).

O PNE é dividido e tem uma parte que é de total preservação, onde ninguém entra.

Curiosidades

Ocorre um fenômeno que é grandioso, que está entre os quatro maiores fenômenos do mundo de Bioluminescência, acontece somente no período entre final de setembro a dezembro, nos diversos cupinzeiros, os quais ficam iluminados no inicio da noite, com uma luz florescente verde parecendo uma árvore de natal toda iluminada, e como é uma grande quantidade de cupinzeiros, se torna algo grandioso.

Não são todos os dias que ocorre o fenômeno, depende do clima, todos os anos, onde larvas de vagalumes passam por um processo de reprodução e crescimento desses insetos. E numa determinada época essas larvas ascendem essa luzes a noite para atrair suas presas que são geralmente aqueles insetos como cupins e mariposas, que voam para construir uma nova colônia, que quando chove e está muito calor elas voam e no percurso são atraídas pelas luzes. Fenômeno tão grande como este, no Brasil, é o único.

Para assistir o fenômeno tem que permanecer até a noite no parque. Normalmente o horário de funcionamento do parque é das 7h às 18h. Mas no período do fenômeno, tem liberação para ficar até mais tarde, em torno de 21h.

Fenômeno da Bioluminescência. Créditos André Monteiro

O Parque Nacional das Emas, desde seu decreto com JK, passando pela atuação e empenho de do P. Dom Eric, e de tantos grupos de pessoas que já passaram por lá, acompanhados por guias conhecedores e mantenedores do parque, vem preservando e mantendo a biodiversidade regional, oportunizando lazer e aventura, com consciência ecológica e conhecimento das riquezas naturais do cerrado.

Muito importante: Toda e qualquer pessoa que for visitar o parque, precisa necessariamente estar acompanhado de um guia credenciado contratado para estar lá dentro

Perfil do visitante:

Estudantes de várias áreas, tanto com foco vegetal como animal, fotógrafos e observadores de natureza e pessoas em geral com interesse nas atividades turísticas ou apenas para conhecer.

Respostas para dúvidas frequentes:

Como posso contatar e agendar o passeio com os guias?

Agendar os passeios com antecedência. Entrar em contato com os CATs das cidades limítrofes (Mineiros, Chapadão do Céu e Costa Rica) e solicitar a lista de guias credenciados, os quais tem curso específico sobre o parque e tem preparo e conhecimento do local.

Em Mineiros ligar 3661-0005 ou ir pessoalmente ao CAT, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Fecha para intervalo das 11h às 13h. Solicitar a lista de guias e entrar em contato com algum destes, os quais poderão tirar dúvidas e agendar o passeio.

O que devo levar/usar/vestir?

Tem que levar os alimentos de casa, não tem onde comprar no parque;

Tênis ou bota, perneiras para as cobras, calça comprida para evitar arranhões e insetos, camiseta, boné ou chapéu, repelente, protetor solar, muita água, o seu alimento e capa de chuva, pois a qualquer hora pode chover, mesmo com sol intenso.

OBS: quem for fazer esporte aquático, levar roupa de banho e toalha.

Como chego lá?

Transporte não é oficial, cada um vai até o parque no seu carro particular.

Que dias posso visitar?

Parque sempre aberto para visitação com guias, exceto natal e ano novo, sempre das 7h às 18h e tem algumas exceções, as quais os guias podem informar.

Quer saber um pouco sobre História e outras curiosidades do Parque?

A gente te conta tudo o que o nosso entrevistado Nélio Carrijo (guia e proprietário da empresa Trilhas do Cerrado) nos falou.

O Parque Nacional das Emas é uma Unidade de Conservação Federal, situado no sudoeste goiano, entre os municípios de Mineiros-GO (75%), Chapadão do Céu-GO (3%) e Costa Rica-MS (12%) com área total de 132.000 hectares; fica a 80 quilômetros do centro da cidade de Mineiros e atualmente é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O PNE surgiu de um decreto em 1961, do então Presidente da República Juscelino Kubitschek, junto com vários outros parques decretados na mesma época no Brasil. O governo, já antes mesmo de JK, queria aproveitar terras do Centro-oeste para preservação, antes de tudo virar lavouras.

Quando criado, o PNE era 10 vezes maior do que é hoje. Por volta de 1972, após negociações e indenizações dos antigos donos de parte das terras do parque, a mesma área que é até hoje, cerca de 132.000 hectares, foi cercada e permanece como Unidade de Conservação Federal, com seus estudos, plano de manejo e documentos oficiais.

Um dos grandes ativistas, que promoveu o parque no seu início, que levou muitas pessoas, grupos de estudantes e escoteiros foi o padre Dom Eric. Responsável pela proteção e incentivo à preservação do parque. Trabalhou e lutou muito, inclusive foi ele que:

  • trouxe o primeiro GPS que apareceu em Mineiros (trouxe dos Estados Unidos) e fez todo o mapa do parque com georeferenciamento;
  • formou a primeira turma de instrutores-guias com foco em conhecer para preservar;
  • redigiu e enviou matérias sobre o parque para os Estados Unidos e desde então, o PNE ficou conhecido mundialmente e muitas pessoas vieram do exterior conhecer e fazer estudos.

Para os turistas acessarem o parque, existem duas portarias: uma delas situa-se na GO 341 (do lado de Mineiros) conhecido por Portão do Jacuba e a outra entrada fica entre Chapadão do Céu e Costa Rica.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Botucatu e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui