“São Manuel antes e agora”, faz um comparativo entre imagens antigas e atuais e revela as modificações que ocorreram em prédios e lugares conhecidos da cidade.

Sempre destacamos a importância do trabalho de preservação dessa memória urbana realizado por entidades culturais, historiadores, amantes da fotografia ou pessoas comuns, que nos permite viajar no tempo e fazer essas comparações. Um delicioso exercício que revela como a cidade mudou. Confira:

1. Igreja Matriz

Não foi a Matriz nosso primeiro templo religioso. Primeiro surgiu a Igreja de São Benedito e quando esta se tornou pequena para receber o grande número de fiéis construiu-se a Igreja Matriz. Os Homens religiosos de então e o povo escolheu um lugar mais afastado do centro para construir a igreja, levando também para o chapadão que se localizava as margens da antiga estrada São Manuel, Botucatu, Lençóis Paulista, isto aconteceu no ano de 1894.

O italiano Domingos Calvitti foi o construtor da Igreja Matriz. Ele levou anos na construção do templo e aqui formou sua família que permanece em São Manuel até os dias de hoje.

2. Museu Padre Manoel de Nóbrega

O Museu Histórico e Pedagógico “Padre Manoel da Nóbrega” foi inaugurado em 23 de janeiro de 1971. Ao longo da história do município consagrou-se como um dos maiores patrimônios de São Manuel conta com um acervo de mais de cinco mil peças catalogadas, que narram o passado do município desde os tempos áureos do café até objetos pessoas da dupla “Coração do Brasil”, os sertanejos Tonico e Tinoco. Também fazem parte da coleção antigas aras, canetas, documentos, dentre outras peças que fizeram parte da vida de pessoas importantes.

3. Estação Ferroviária

Construídas a partir do final do século XIX e durante parte do século XX, durante muito tempo serviram não só para escoar a produção agrícola do interior, como o café, mas também para transportar pessoas. Com o tempo foi se dando prioridade ao transporte rodoviário e cada vez menos deu-se atenção às ferrovias como transporte urbano. O sistema foi se deteriorando, estações foram sendo desativadas, outras demolidas até que com a privatização o transporte de passageiros praticamente desapareceu, ficando restrito apenas na Grande São Paulo

A cidade possui estação desde 1888 no período da extinta Cia Ytuana, e o atual prédio é de 1911.

4. Escola Dr. Augusto Reis

Em 1895, quando apareceram as primeiras ideias de fundação de um grupo escolar nessa cidade, apenas três escolas isoladas funcionavam ali: os primeiros e segundos anos do sexo masculino, e o segundo ano do feminino.

Nessa época, chegaram de Botucatu os professores Benedito Maria Tolosa e D. Garibaldina Pinheiro Machado Caldeira Tolosa, sua esposa, removidos para São Manuel – ele para o cargo de diretor do grupo e para o 3º ano do sexo masculino, e ela para o cargo de adjunta do mesmo grupo e para o 1º ano do sexo feminino.

O grupo escolar foi construído no ano de 1895/97 por autoria de Victor Dubugras.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de São Manuel e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui