Cada cidade tem uma história. E com São José do Rio Preto não é diferente. A cidade tem tantas histórias que até a origem de seu nome foi dado a partir de uma lenda da cidade.

Conheça a origem do nome de São José do Rio Preto!

Foto: reprodução Prefeitura de Rio Preto.

O nome da cidade se deu pela seguinte história:

A parte do “Rio Preto” você já deve imaginar. É por conta do grande Rio que dá nome para a cidade. Mas e o “São José”, de onde veio?

Fotos: Ivan Feitosa/SMCS.

Diz a lenda que os primeiros homens que vieram para explorar e povoar a cidade vieram de Minas e acabaram se perdendo no meio das matas. Quando eles já não tinham mais opções, estavam com fome e desespero, decidiram rezar para o seu santo, “São José”, o santo de devoção de Luiz Antonio da Silveira, líder da expedição.

E eles prometeram que se “São José” os ajudassem a encontrar o caminho correto, eles dariam um pedaço daquelas terras para construir uma comunidade. Foi quando pousou um pássaro azul em cima de uma árvore, este pássaro os levou para o caminho correto, quando eles chegaram no Marco Zero de São José do Rio Preto, coração da cidade, foi o local onde eles fincaram o cruzeiro da expedição.

Foto: Reprodução Tv Tem.

E aí, já conhecia esta história? Conta pra gente nos comentários!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]


SolutudoDeBom! Obrigado por ler, e confiar em nós. A nossa missão é ajudar você a conhecer melhor a cidade em que vive! 💜

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui