Durante o Seminário Regional “Fortalecimento da Cooperação Estado-Municípios”, o secretário executivo do Centro de Equidade Racial Ivan Lima fez o anúncio. “Agora, com a Casa SP Afro Brasil vamos fortalecer ainda mais a luta pelo respeito integral e a legitimidade cultural como forma de resistência da população negra paulista”, informou.

Rio Preto foi comtemplada, isto é histórico!

“Foram contempladas 20 cidades para receber uma unidade da Casa SP Afro Brasil, sendo São José do Rio Preto uma delas. Esta conquista é uma parceria da nossa Secretaria e do Conselho Municipal Afro que fizeram as articulações junto aos órgãos de São Paulo através do Centro de Equidade Racial em tratativas com o secretário executivo Ivan Lima”, conclui a secretária da Mulher Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, Maria Cristina de Godoi.

Caberá a Prefeitura Municipal disponibilizar um terreno e, aproximadamente, 200.000,00 para adequações, mas é o Governo Federal que vai investir a maior quantia (R$765.000,00) para a criação deste polo que tem como objetivo criar um centro de difusão de equidade racial. É algo que prepara e protege a comunidades negras e quilombolas para que possam estarem representadas por ações efetivas.

Qual a diferença entre igualdade e “equidade”?

Desde a escravidão, já existe um movimento em prol da discriminação racial, mesmo o Brasil tendo a população negra em sua maioria. Zumbi dos Palmares foi a primeira manifestação contra maus tratos sofridos pelos escravos injustiçados por séculos e até hoje é lembrado e comemorado, mas foi o Movimento Liberal Abolicionista que levou a princesa Izabel, no dia 13 de maio de 1888, a fazer valer a Lei Áurea que pôs fim na escravidão e ao comércio de escravos.

O dicionário nos explica a relação e a diferença:

Igualdade se refere ao que não apresenta diferença, ao que tem o mesmo valor ou importância, quando comparado a outra coisa ou pessoa. Equivalência é um sinônimo possível para igualdade. 

Equidade tem a ver com senso de justiça, ou seja, correção e honestidade no modo de se comportar, de opinar. Imparcialidade é um sinônimo para equidade. 

Em todo mundo, com mais intensidade nos EUA, e através de nomes, como Rosa Parks, Martin Luther King, Nelson Mandela e Abdias Nascimento, a luta africana contra a segregação racial e libertação de colônias se fortaleceram surgindo movimentos como “União dos Homens de Cor e o Teatro Experimental do Negro”, “Black is Beautiful”, “Marcha Zumbi” e “Vidas Negras Importam”. Sem contar nas políticas públicas para apoio a esta comunidade e ainda as cotas raciais e Dia do Negro.

O Estado de São Paulo possui uma população de 18.533.962 preta e parda, o que corresponde a 40,4% da população paulista, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Fundação SEADE.

A Casa SP Afro Brasil vem congregar mais a população negra e servirá de espaço cultural para apresentações, mostra de artesanatos, músicas, culinária, poesias e artes em geral, que já é uma característica de uma fatia considerável da população afro descendente.


Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de São José do Rio Preto e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui