Tudo começou há muito tempo. A Amanda, ou “Mandinha”, é educadora física no IELAR, hospital/escola fundado para amparar famílias em situação de vulnerabilidade da periferia da cidade e se revelava uma moça muito animada e com seus instrumentos musicais.

Ela era incansável nos ensinamentos, tinha uma paciência de Jó, e os sons vindos de suas aulas eram simplesmente energizantes, e todos, digo todos, queriam fazer parte e aprender com ela! Foi assim que o grupo, ainda sem nome, iniciou os primeiros ensaios.

Uma história de superação

Em uma quinta-feira à noite, um bar de shows do estilo reggae era a sensação, e a professorinha animada era a percussionista e vocal backing da banda. Amanda era leve e aberta ao seu sonho de levar a música a mais crianças e transformar comunidades, sem nunca imaginar que seu sonho teria um alcance tão grande que não teria sido possível se a fundadora da escola onde estudava, Adriana Fazanelli, não lhe tivesse apoiado e aberto as portas.

E Amanda soube aproveitar o gancho e trabalhar com afinco até conseguir montar o grupo de meninas “As Valquírias”.

As Valquírias, organização com propósito permanente

Com incentivo dos profissionais que a cercavam, abriu inscrições para as aulas de percussão e qual foi sua surpresa ao notar o interesse e frequência da meninada que, incentivados pela professora, não se sentiam intimidados em providenciar recicláveis e materiais para as primeiras roupas das apresentações.

Assim, o grupo se apresentava aqui e ali e agradava a todos que as assistiam.

“No projeto social Ielar, eu comecei a compreender que meu lugar era no palco, por mais que o movimento de criminalidade e tráfico do bairro tentavam me mostrar o contrário, o método pedagógico aplicado às crianças que lá frequentavam eram eficazes demais e me mostrava que me limitar não era o caminho. Eu até tentei me esconder, pois tinha medo da rejeição que já estava sofrendo, mas o projeto social nessa época era palco para todos os matriculados, as feridas abertas foram pouco a pouco sendo cicatrizadas, o amor e a educação que eu recebi era tanto que transbordou, e eu resolvi multiplicar o impacto. E então, me tornei mulher, musicista e empreendedora social, sigo espalhando os valores que foi ensinado nesta época”, conta Amanda.

Toda esta dedicação e alcance chegou aos ouvidos de Ana Maria Braga e Luciano Hulk que a convidaram para participar de seus programas, o que deu uma visibilidade ainda maior às empresas de apoio e a confiança de que trilhava o caminho certo. Amanda, formada em Empreendedorismo Social, se valeu de muitas pessoas que apoiaram seu projeto e já tem espaço próprio e caminha com seus próprios pés administrando o Instituto, a Banda e a Loja das Valquírias.

O instituto beneficia 1.139 famílias, mas seu alcance causa impacto em cerca 30 mil jovens através de palestras e ações dela própria e da banda, trazendo para as pessoas e comunidades benefícios econômicos, sociais e ambientais. Atualmente, ela roda o mundo desenvolvendo palestras e shows em eventos corporativos.

É recebida por pessoas envolvidas em projetos sociais de larga escala, representantes dos Direitos Humanos, Órgãos Governamentais e artistas que buscam somar. O projeto triplica seu apoio à famílias através de uma parceria com Edu Lyra para o projeto “Gerando Falcões”, que é uma Organização Não Governamental (ONG) que trata de problemas e busca o desenvolvimento social, principalmente nas favelas para uma interrupção no ciclo da pobreza.

O casamento com Danilo Ferraz é parte da história de sucesso e ideais em comum na vida desses dois jovens.

Nascemos em 05 de maio de 1989 às 11h15 e escolhemos esta data para nos casarmos. Já já completamos 33 anos de vida e quatro anos de casados. Já são dez anos de história, muitos alinhamentos, muitas alegrias, muita construção de futuro, um filho lindo incrível, um lar cheio de prosperidade, uma carreira em sociedade e muito amor para compartilhar“, revela Amanda.

Em 2017, Amanda e o empresário Danilo Ferraz se conheceram, quando este também desenvolvia projetos e cuidava da Comunicação e Marketing do Ielar. A atração foi quase instantânea. O pedido de casamento surpresa para Danilo teve a participação de Angélica, Sandy e Thiago Abravanel, além de toda equipe do “Estrelas” em um evento emocionante do Terraço Itália em São Paulo.

Deste casamento nasceu o pequeno Apollo, que vem trazer um novo e delicioso desafio, estando atualmente dividida entre os cuidados com o bebê, a empresa e as viagens.

Hoje o instituto recebe o nome de Valquírias Word, uma holding de iniciativas que geram impacto social.

O Instituto Valquíria agora é “Valquírias Musical”, “Valquírias Princess”, “Shopping das Valquírias”, “AgroValquirias”, “Favela3D-SJRP”, “Valquírias Digital” e “Valquírias Education” dividindo em departamentos que assimilam melhor as necessidades e distribuem colaborações.

“Não adianta falar para o jovem da favela que ele tem que sonhar, ele sabe disso e está tentando, mas sem oportunidade e acesso à educação de qualidade dificilmente ele vai chegar lá. Eu que nasci na favela e fui uma criança e adolescente pobre, posso garantir que se eu não tivesse recebido oportunidade, dificilmente eu teria conseguido. É verdade, eu fiz minha parte, fiz meus corres, estudei, corri atrás me esforcei, mas, mesmo assim, se alguém não tivesse acreditado em mim, e eu não tivesse tido acesso à educação de qualidade que vinham das salas de aulas de um projeto social, eu não estaria ocupando os palcos. Quando a oportunidade chega para nós, favelados, a pobreza faz as malas”, completa Amanda.

Ela espera não apenas transformar a vida de quem está ao seu alcance, mas, sim, de pessoas que podem se mover pelo próximo evitando, principalmente, a fome e falta de acesso à educação, saúde e cultura.


Que seu exemplo possa gerar em todos o olhar para o seu semelhante. O mundo precisa muito disso!


Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de São José do Rio Preto e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui