*Esse conteúdo é um oferecimento da Imobiliária Gonçalves, empresa madrinha que apoia as boas notícias de São João da Boa Vista.

Bom/boa por bosta*Gíria Sanjoanense usada para demonstrar intensidade; Pode significar que alguma coisa é muito boa; Excelente; Magnífico.

Bom por bosta! Duvido algum morador de São João da Boa Vista nunca ter ouvido essa expressão. Porém nem todos sabem quem foi o primeiro a soltar o vocabulário que está na boca de todos sanjoanenses. Se é que alguém sabe de onde surgiu.

História

Em uma pesquisa para saber a origem da expressão, o dono do blog “Crepuscularys” Lauro Augusto Bittencourt Borges, perguntou ao Neno, conhecido por todos na cidade por andar com seu violão nas mãos tocando e cantando por quem passa ao seu lado.

Ao ser questionado, Neno disse que deve ter sido dito pela primeira vez na década de 50, mas que tem influência na expressão ter virado tão popular. Ainda de acordo com o que ele disse ao blog Crepuscularys, na década de 60, o narrador da rádio Piratininga conhecido como Fica-Fica, acordava a audiência com o programa “Amanhecer na Roça”. Na época, quando um resfriado o impediu de trabalhar, ele pediu para que Neno apresentasse a atração. Neste dia, as Casas Pernambucanas, patrocinadora, estava em promoção com tecidos e retalhos. Depois de ler o script da propaganda, Neno soltou: “Comprem nas Pernambucanas, é barato por bosta!”.

Indignados, Neno foi repreendido pela direção da emissora, que ameaçou suspender a programação por três dias. Mas nem todos os ouvintes se sentiram ofendidos, pelo contrário, a maioria adorou ouvir a voz de quem vivia cantando pela cidade, agora nas ondas da Rádio Piratininga. Desde então, a expressão que antes só era conhecida pela classe baixa, virou popular em todos os tipos de classes. E até hoje, muitos sanjoanenses enchem a boca pra falar sua província: “São João, ô cidade boa por bosta!”

Foto: Celsão Molinari


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela ela aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br


*Esse conteúdo é um oferecimento da Imobiliária Gonçalves, empresa madrinha que apoia as boas notícias de São João da Boa Vista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui