Um molhinho de pimenta sempre cai bem em algum salgadinho, em algum churrasco, em peixe assado, em um pastel e muitas outras delícias. A verdade é que pimenta combina com praticamente tudo da gastronomia, é um ingrediente que dá um toque especial na alimentação. É como se fosse a cereja do bolo.

E, com toda certeza, alguém do Brasil já experimentou as pimentas De Cabrón. O molho mais famoso do país tem a sua sede em Santa Cruz do Rio Pardo. É, o interior paulista tem seus ouros que muitos não sabem. Uma história muito interessante que vale a pena conhecer!

História

Os primeiros sinais da De Cabrón foram em 2009. Léo Spigariol, 41, viajou com seus tios em uma tentativa de salvar a si mesmo. A ajuda de seus tios resultou em uma vaga em universidade e retorno à São Paulo capital. Nesta época, Léo se tornou sócio da Agência Laika e tem clientes como o Banco Real, e Kaiser.

Em uma segunda ajuda de seus tios, em determinado momento da vida, rendeu em um convite do seu primo Marcelo para o Chile. No outro país, os dois se encantaram com a diversidade dos molhos disponíveis em todos os bares. Foi algo que marcou os primos e voltaram para o Brasil com esse assunto em mente.

No Brasil, resolveram ser empreendedores com base em Santa Cruz do Rio Pardo. Marcelo começou a pesquisar tudo que envolvesse pimenta. Em 2011, depois de muitos estudos, plantaram as primeiras pimentas para realização de testes. Para isso, precisaram ocupar uma estufa de um produtor local de mil m². Para a família, toda essa movimentação estava sendo algo engraçado. O seu tio, Marcelo, no início zuava o filho e o sobrinho, e hoje é sócio.

Enquanto as pimentas estavam sendo germinadas, Marcelo foi para o México na tentativa de descobrir os segredos dos molhos picantes. E ele conseguiu! Encontrou uma receita de produção artesanal de secagem e defumação que resultava em um molho aromático e sem ardência, o famoso Chipotle.

Então, em 2012, já estava na hora de colher as japaleños, habaneros, caribenha e caiena. Era o momento do ditado “ou vai, ou racha” e eles foram.

Neste ano, nasceu o primeiro produto e o primeiro display, um kit de molhos de pimenta. No mesmo ano, em novembro, a De Cabrón fechou parceria com o Chef Henrique Fogaça, o molho Chipotle com Maracujá.

Infográfico de Resumo da História. Foto: site De Cabrón

Em 2013, nasceu o molho Chipotle com Goiaba, o molho Colírio pro Zóio do Bar CãoVeio, o molho do Fogaça estava no auge do sucesso e os primos lançaram a Primeira Marinada para Carne do Brasil. Por fim, foram finalistas do Prêmio Estadão PME na categoria Negócios Inovadores.

Realmente, o sucesso veio para ficar! Em 2014, a empresa fechou parceria com o Chef Carlos Bertolazzi e nasceu o molho Jack N’ Cola, depois veio o Habanero e Bacon com parceria do baterista do Ramones durante um evento em São Paulo.

Depois de quatro anos, em 2018, foi lançada a linha de molhos de pimentas da marca de cerveja Busweiser, a edição especial de um molho chamado “Papai Noel Morreu” e a parceria publicitária com a Dry Rubs.

Em 2020, os primos foram inteligentes ao aproveitarem o conceito da pandemia para lançar o molho “Papai Noel Vive!”, depois veios os molhos clássicos visando valorizar o mercado e a venda de novas embalagens. Por fim, 2021 não ficou de fora e eles já lançaram a linha Assador com a parceria de Netão Bom Beef.

Essa dupla é sinônimo de novidade! Com a diversificada da gama de molhos de pimentas é que conquistaram os barzinhos e o coração de cada cliente. É possível encontrar os produtos em qualquer supermercado do Brasil e é sucesso. Inclusive, a pimenta doce, a Sweet Chilli, é muito saborosa e amada por Ourinhos, a cidade vizinha.

De Cabrón e o México

Apesar de a sementinha do empreendedorismo ter sido plantada no coração de cada um na viagem ao Chile, foi no México que Marcelo encontrou a valiosa receita para iniciar a produção dos primeiros produtos. Razão disso, que o nome da empresa é De Cabrón e as embalagens são inspiradas na cultura mexicana.

O objetivo é transmitir a mensagem de ser um universo temático com diversão e picância mirim (suave), humana (média), profissa (para os fortes) e insana (para os extrafortes). É um apelo estético para cativar os consumidores.

Segundo o próprio Léo, em uma entrevista para o portal de conteúdo da Vivo, toda essa alegria e designer criativo das embalagens fez “com que fôssemos os pioneiros no conceito de molho de pimenta com lifestyle”. Algo que ele tem razão, principalmente se pensarmos que a De Cabrón está instalada no interiorzão do estado de São Paulo.

E a meta para o futuro é sempre focar na qualidade da experiência, sem pressa para crescimento empresarial. O ideal é ser líder de mercado e contar o maior ticket médio da categoria.

Fonte: site De Cabrón, portal de conteúdo Vivo e portal Draft.

Foto capa: Facebook Léo Spigariol


Nossa, deu até água na boca! E saber toda a história dos melhores molhos de pimenta da região, aguça ainda mais a vontade de ter de sentir essa experiência.

E você, já experimentou algum? Qual é o seu preferido?

Para saber mais, siga no Insta o @decabron e a Solutudo em @solutudostacruzdoriopardo !


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