Quantas vezes depois de um belo jantar nós encaramos a panela cheia de óleo e pensamos “o que eu faço agora? Jogar na pia? Jamais, polui o meio ambiente. No quintal? Nunca, a sujeira seria enorme. Talvez na vizinha? Nada disso!” A solução que Santa Cruz do Rio Pardo encontrou é trocar o óleo de cozinha usado por novo e criar um ciclo de reciclagem.

Ação sustentável

A ação é um projeto da ONG Rio Pardo Vivo em parceria com a SABESP e consiste em trocar, para qualquer cidadão, quatro litros de óleo usado por uma garrafa (900 ml) por um novíssimo, pronto para fritar aquele seu delicioso frango.

Mais de 1.500 são recolhidos por mês. Foto: Pedro Figueira

Informações

Segundo o diretor da ONG, Luiz Carlos Cavalchuki, apenas um litro de óleo despejado em local errado pode contaminar mais de um milhão de litros de água.

“Retiramos esse produto do meio ambiente e enviamos para uma empresa que recicla e transforma em itens como sabão, detergentes e até desmoldantes”, explica.

Por mês, mais de 1.500 são entregue no projeto.

Para participar, basta levar quatro litros de óleo usado na Associação Sabesp, localizada na rua Pedro Manoel de Andrade, 229, Centro.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário abaixo! 🙂

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui