Não tem um santa-cruzense que não conheça e/ou não tenha visitado a sorveteria Itapolitana. Um empreendimento de família com criações próprias. Mas todo sucesso tem um ser humano por trás, aquele responsável por ter pensado em tudo e criado a empresa que tanto desejava.

Neste caso, é a Rosicler Perez Moura de 45 anos. Natural de Potirendaba, São Paulo, desde muito cedo trabalhou no comércio. Aos 13 anos, conquistou o seu primeiro emprego em uma loja de sapatos. Depois de três anos, começou a trabalhar em sorveteria com a sogra.

Rosicler em entrevista para a Solutudo.

Logo depois, pariu e mudou-se para Araraquara, São Paulo, com o esposo Vagner e a filha Joice, de apenas três meses na época. Sem muita experiência de vida e de mercado de trabalho, precisaram voltar para a terra natal. Lá a sogra contratou mais uma vez Rosicler e o marido foi trabalhar de vigilante na cidade vizinha.

Em 2009, sua mãe faleceu e o casal recebeu uma proposta de primos. O mais interessante é que a maioria dos integrantes da família de Vagner são sorveteiros. De prontidão aceitaram o convite de abrir uma sorveteria em Santa Cruz do Rio Pardo.

No dia 27 de agosto de 2009 foi inaugurado o estabelecimento. Em 2018, Rosicler tentou comprar o local, mas não conseguiu e comprou uma em Passos, em Minas Gerais. Mais uma vez mudaram de cidade. Em junho de 2021, recebeu a proposta de comprar a sorveteria de Santa Cruz e aceitou.

Voltaram para o interior paulista e a Itapolitana nasceu, de verdade. O comércio em Passos foi arrendado e hoje vivem juntos o casal com a filha, o genro e o neto de nove meses. “Faço o que sempre amei fazer, a sorveteria é uma paixão e minha fonte de sobrevivência”, conta Rosicler.

A escolha de ser dona de sorveteria foi pela influência familiar do esposo e por ter trabalho neste ramo, ao todo são 15 anos de experiência. Então, a família não poderia ter escolhido setor melhor para atuar como autônomos.

O esposo, a filha e a sogra foram os principais apoiadores com volta para Santa Cruz. “O apoio da minha sogra foi essencial, ela sem experiência no comércio obteve sucesso na empreitada, então ela me ensinou muita coisa”, assume a empreendedora.

A nossa vida é recheada de dificuldades para dar um charme a mais em cada momento de sucesso. Para Rosicler, foi a decisão de deixar a cidade em que toda a sua família reside. Sem contar do medo das vendas despencar na época de inverno, até porque, para eles, Santa Cruz é uma cidade mais fria por si só.

“Já as conquistas, consegui uma boa freguesia e minha sorveteria é um sucesso. Em consequência, atingi a estabilidade financeira, comprei minha casa, tenho carro, consigo oferecer uma vida melhor para minha filha e fizemos muitos amigos. Conheci pessoas incríveis”, comemora Rosicler.

Sabores dos sorvetes

E você sabia que a família possui receitas próprias de alguns sorvetes? É isso mesmo! A razão disso são as ideias mirabolantes dos clientes. Alguns sugerem algum sabor que gostaria de experimentar, outros viram algo diferente em cidades e assim vai.

A família sempre considera estas opiniões, depois faz o teste e se ficou bom o sorvete, com toda certeza, será vendido. Inclusive, a Itapolitana participa de cursos anuais de produção de sorvete e trocam experiências com os sorveteiros parentes.

Fotos: arquivo pessoal

De fato, o sabor carro chefe é o leite ninho e o de queijo é bem popular. “O sorvete de queijo também ficou bastante conhecido, por ser um sabor pouco comum. Foi ideia de um amigo que era o antigo dono da Edmais, ele era mineiro e sempre falava para fazer o sorvete de queijo e quando produzimos virou um sucesso”, relembra a sorveteira.

Uma feijoada doce saborosa. Foto: arquivo pessoal

Autoavaliação

A Rosicler do início era sonhadora e a vida ensinou que nem tudo são flores. A do presente é mais pé no chão e madura. E o segredo é amar o que faz, em cada bola de sorvete do dia a dia vai uma dose de amor para o cliente. O sucesso é somente uma consequência na visão da família.

Com os diversos sabores em massa, você pode diversificar com sundaes, milk shakes e muitos mais. Foto: arquivo pessoal

A esperança é de dias melhores em relação ao cenário pandêmico, para que as atividades voltem a normalidade. Além do planejamento de lançamentos de novos sabores. E “apenas luto todos os dias para sobreviver e me adequar conforme a mudança da sociedade, conseguir meu espaço no vasto comércio do sorvete”, finaliza Rosicler.

Para contato com a sorveteria: (14) 99634 – 5179.


Uma história muito bacana de conhecer! E você, quais sabores já experimentou, hein? Conte para nós o seu preferido!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Santa Cruz do Rio Pardo e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Siga Solutudo Santa Cruz do Rio Pardo nas mídias sociais:

CLIQUE AQUI PARA FACEBOOK!

CLIQUE AQUI PARA INSTAGRAM!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui