Câncer é a terminologia que define mais de 100 doenças malignas que possuem em comum o crescimento desordenado de células. Coisas que podem atingir qualquer tecido e órgãos à distância. Ou seja, já sabemos o quanto que este tipo de doença é preocupante, o quanto o tratamento é intenso e profundo e o quanto é necessário apoio de outras pessoas para superar esta fase difícil.

É pensando nisso que em 1965, de modo informal com um grupo formado somente por mulheres, e formalizada em 2002, foi iniciada a Rede de Combate ao Câncer em Santa Cruz do Rio Pardo. O objetivo é ajudar e amparar os pacientes com câncer. Atualmente, está localizada na Rua José Epifânio Botelho, 920, Jardim Umuarama.

Parte da equipe de voluntários. Foto: arquivo pessoal

São assistidos somente pessoas do município e para fazer parte da rede é preciso comprovar a doença com atestados médicos e preencher uma ficha para a Assistência Social. Depois, alguém realiza visita até a casa da pessoa para compreender qual é a sua necessidade real. O importante é ser carentes economicamente.

“Os pacientes recebem total apoio da rede com medicamentos, cesta de alimentos semanais com frutas, verduras, legumes, carne, leite, ovos e iogurte. Tudo são adquiridos pela rede e entregues em suas residências pelos voluntários”, explica Rita de Cássia Xavier da Silveira Benito, presidente da rede.

Além de fazerem doações e empréstimos para os pacientes de camas, colchões, andadores, cadeiras de banho e fraldas. Inclusive, se a equipe avaliar a necessidade de atendimento psicológico, a sessão é marcada via a rede.

Tudo na rede é preciso fazer eventos, como vendas de tortas-massas-jantares-chás-assados e leilão de gado para angariar fundos para a instituição. Tudo vem de doação. “Sentimo-nos úteis em pode ajudar aqueles que nos procuram. E somos felizes por ajudar quem necessita ser ajudado”, exalta Rita.

Época em que era possível realizar eventos para arrecadar fundos. Foto: arquivo pessoal

Por fim, para o futuro, a esperança é de que apareça pessoas interessadas em fazer parte da equipe de voluntários da entidade. “Gostaria imensamente que mais pessoas fizessem parte do nosso grupo, que é formado por seres humanos simples que arregaçam as mangas quando necessário”, finaliza a presidente.

Arrecadação divulgada nas mídias sociais. Foto: arquivo pessoal

É tão bom saber que existem pessoas dispostas a ajudar outras, a proporcionar o melhor pelo próximo!


LEIA TAMBÉM

–> Real Santa Cruz é o time de futebol caçula de Santa Cruz do Rio Pardo

–> Quantos prefeitos Santa Cruz do Rio Pardo teve até hoje?

–> Jornalista de Santa Cruz cria vaquinha de alimentos e consegue atender mais de 400 crianças


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Santa Cruz do Rio Pardo e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Siga Solutudo Santa Cruz do Rio Pardo nas mídias sociais:

CLIQUE AQUI PARA FACEBOOK!

CLIQUE AQUI PARA INSTAGRAM!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui