É tempo de solidariedade e um pequeno gesto de amor é tudo para aqueles que precisam. Hoje, você vai conhecer a VAL, o programa de inclusão alimentar que leva alimentos saudáveis para as crianças dos bairros carentes de Santa Cruz do Rio Pardo.

Através dessa boa notícia de cidadania, a Solutudo Santa Cruz vai mostrar para você que juntos somos mais. A mudança só acontece quando se tem pessoas com atitude e determinação, que se unem na partilha.

Leia até o final e ajude a realizar sonhos!

Quem é VAL?

Imagem: Facebook Vaquinha do Alimento.

A Vaquinha de Alimentos (VAL) é um programa de inclusão alimentar criado em novembro de 2018. Uma iniciativa da jornalista, Flávia Rocha Manfrin, cativada pela frase: “as crianças precisam tomar leite pelo menos uma vez por semana”, dita por Dona Tereza, uma moradora da Vila Divinéia. Residente há mais de 20 anos, que promove café da manhã para as crianças e jovens locais.

Dona Tereza, junto com Cristiano Miranda. Foto: arquivo pessoal de Flávia.

Por meio de uma mecânica, ideia de Flávia, foram criados três grupos de 12 doadores que se revezavam. E com esse sistema foi possível suprir Dona Tereza, para prover o leite para as crianças. Além de pães de queijo, iogurte e brioches. Algo que mudou a realidade de 100 crianças e hoje estimula sonhos e esperança para mais de 400 pessoas.

“A Vaquinha do Alimento me trouxe um entendimento da nossa missão no mundo, que é praticar a caridade. Caridade é cuidar do outro sem esperar nada em troca”, conta Flávia Manfrin.

Flávia na Val de Páscoa. Foto: arquivo pessoal.

Pessoas…

Atualmente, já são 12 grupos de 12 pessoas. E as vagas para participar ocorre na maneira em que há desistência. Mas o programa está aberto para empresas, produtores de verduras e legumes.  

Como faço para ajudar? Bom, você pode fazer doações ocasionalmente.

Nas campanhas da Páscoa, que começam em março e beneficia tanto as crianças da vaquinha, quanto a Chocolataria do Frei Chico. E de Reis, que acontecem em dezembro.

São mais de 155 doadores, inscritos e voluntários trabalhando com alegria que transborda o coração. E a cada ajuda, mais histórias são alteradas para melhor.

Na Vaquinha do Alimento temos a Flávia Manfrin (idealizadora e coordenadora), a Leticia Zaia junto com a Priscila Manfrin (Conselho Consultivo), o Cristiano Miranda (representante dos voluntários) e a família Jarbas (representante da Vila Divineia). Fora os voluntários, doadores, as famílias, o pessoal da comunidade e dona Odette Manfrin, doadora que mesmo aos 90 anos de idade, trabalha e está presente em todos os eventos. E desde novembro de 2021, a Prefeitura de Santa Cruz cede espaço no Cras Betinha para a realização da VAL.

A VAL é feita por pessoas que se dispõem a ajudar o próximo. Quantas e quantos estão desalentos, sem expectativas por não terem alimento, algo de extrema importância e que lhes pertencem por direito.

Há muita gente que precisa de você e de ações como esta. Um olhar vale mais que mil palavras:

Imagem: Facebook Vaquinha do Alimento.

“O olhar das crianças traduz o amor que existe em tudo o que fazemos”, adverte Flávia Manfrin

A jornalista, quem concebeu o programa e é responsável por coordená-lo, nos dá algumas dicas de como podemos começar a fazer a nossa parte:

  1. Para fazer a caridade não precisa ter dinheiro. É preciso estar disposto e se comprometer.
  2. É preciso persistência, não é fazer uma vez e parar. É fazer algo que possa ser mantido.
  3. Reconhecimento é essencial. Tudo funciona na base da gratidão.
  4. Organização, controle e transparência são fundamentais.
  5. Evite desperdício. Toda vez que excede e acontece de sobrar alimentos, distribua para outras pessoas. Dentro da nossa própria casa, podemos refletir sobre: aquele bolo gigante ou aquele alimento que ainda pode ser consumido, mas que deixamos de lado, mofando para ser jogado no lixo. Será que a fome no mundo não seria menor se ajudássemos uns aos outros?
  6. Você pode agir sozinho, com pequenas atitudes. Só temos a ganhar com isso: partilhar, sem olhar a quem.

Venha ajudar a levar felicidade! Faça como estas pessoas de coração enorme, simples gestos, aliviam respirares! Opere o bem!

Para saber mais sobre a Vaquinha do Alimento:

Facebook: https://www.facebook.com/vaquinhadoalimento

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCUMz0RpE-FleQYkWvJWusNg

Contato: 14 99846-0732


LEIA TAMBÉM:

–> Projeto em Santa Cruz tira crianças da rua e direciona para um futuro brilhante no esporte

–> São duas mulheres atuantes pela causa animal em Santa Cruz do Rio Pardo

–> Que tal ter uma árvore em sua calçada? Projeto em Santa Cruz realiza doações de mudas


Encantador e cativante tudo isso, não é mesmo? Me diz aí o que achou!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Santa Cruz do Rio Pardo e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Siga Solutudo Santa Cruz do Rio Pardo nas mídias sociais:

CLIQUE AQUI PARA FACEBOOK!

CLIQUE AQUI PARA INSTAGRAM!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui