Santa Cruz do Rio Pardo é uma pequena cidade de quase 50 mil habitantes que tem consigo mesma o sentimento solidário impregnado em sua essência. Aqui na Solutudo, já mostramos a você alguns dos projetos, como a ação voluntária de uma jovem garota em prol dos animais e uma dupla feminina disposta a ajudar também os animais de rua.

E há uma entidade que conquista o coração de quem conhece. É a Acogelc que foi criada em 15 de janeiro de 2007. Sem fins lucrativos com o objetivo de atender crianças, jovens e adultos com atividades e manifestações da cultura afro-brasileira. É uma forma de divulgar, preservar e resgatar as nossas origens.

“A Acogelc é uma entidade que surgiu como uma forma de fortalecer e combater o racismo e a desigualdade social. Levamos para as pessoas mais carentes oportunidades e conhecimentos culturais”, fala Marcelo Furtado da Silva, coordenador da entidade.

As principais ações aulas permanentes na sede do projeto e palestras em escolas e empresas com o uso de capoeira, literatura, música e outros elementos. E sem sombra de dúvida, o feedback das pessoas são sempre positivos por ver pessoas dispostas a conscientizar sobre o respeito pela cultura afro-brasileira e toda problemática social envolvendo o tema.

“Avalio a entidade do início até agora como satisfatória. Nossas ações e mobilizações conseguem, de alguma forma, mostrar a valorização e a importância da nossa militância para o movimento negro. É um sentimento de que vale a pena lutar por algo que você acredita, lutar por um país melhor com mais esperança e igualdade racial”, adverte o coordenador.

Portanto, o legado que a entidade busca enraizar em Santa Cruz é o estímulo a reflexão sobre respeito independentemente de cor, raça e credo. Bem como a expectativa é de que a Acogelc plante a sementinha da multiplicação sociocultural em cada coração das pessoas que são atendidas pela entidade e façam uma transformação social.


São projetos que aquecem o nosso coração!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui