Idoso é todo individuo com 60 anos ou mais. A vida é cheia de transformações, desde o nascimento até a morte, e existe uma série de mudanças e experiências por quais as pessoas passam. Muitas vezes ao chegar na terceira ou melhor idade alguns problemas começam a surgir, um deles é o isolamento e o distanciamento social.

Pensando em proporcionar uma maior qualidade de vida e integração é que surge o Reviver. De suma importância, conheça o projeto que realiza ações incríveis e promove impactos positivos aqui em Santa Cruz do Rio Pardo.

Reviver

A vida é para ser intensamente vivida. A cada dia há uma nova oportunidade de colocar um sorriso no rosto e fazer aquilo que a gente ama. O Reviver é um serviço oferecido pela Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Social por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para a convivência e fortalecimento de vínculos dos idosos. Promovendo o cuidado à pessoa idosa.

Estas que, muitas vezes, acabam sendo isoladas e até esquecidas da sociedade. Mas merecem muita atenção e, principalmente, reconhecimento. Aliás, é nessa fase o ápice de experiências e que muitas coisas podem ser ensinadas para as mais novas gerações. Toda a população é suscetível ao envelhecimento e para evitar o risco eminente de depressão e outras vertentes do isolamento o Reviver foi criado.

Foi em 2001, localizado no bairro da Estação a inauguração do projeto. No ano seguinte, em 2002, foi implantado o Reviver II, atualmente atendendo no Jardim Brasília teve suas atividades iniciais na Capela Santa Cruz na Vila Mathias. Em 2017, um prolongamento do Reviver I garantiu que mais idosos fossem atendidos, desta vez, os residentes no Parque das Nações.

“A maior conquista é de existir a possibilidade para a população idosa de participar de um grupo com trocas de experiências, orientações, lazer e diversão. Dado que muitos veio ao longo de uma vida de muito trabalho, sem acesso a lazer e a educação”, conta Luana de Fatima Marsola, Assistente Social e coordenadora dos grupos Reviver.

Direcionado para as pessoas acima de 60 anos de idade, de ambos os sexos, Luana considera a importância do grupo para Santa Cruz, pois as atividades do Reviver são pensadas e estruturadas visando corpo e mente saudável, isso propicia um impacto positivo no que tange saúde do idoso e sua família. Além de reduzir danos e melhorar a qualidade de vida de cada integrante do grupo. Abrem espaço para o aumento de autoestima e independência social.

Atividades

Alguma das atividades são oficinas de artesanatos, da memória, atividade intergeracional, coral, percussão, hidroginástica, jogos, aulas de dança e passeios. Todas garantem o protagonismo da pessoa idosa e até o rejuvenescimento, valorizando e avigorando vidas.

Esperança

Para o futuro, a expectativa é de cada vez mais fazer a inclusão de novos idosos e oferecer oportunidades a todos de conhecerem e participarem do projeto. Algumas dificuldades ocorreram em decorrência da pandemia, contudo, muita dedicação os mantiveram incessantemente em busca de oferecer esse direito aos que tanto precisam.

“O Projeto Reviver traz vida nova aos nossos idosos e para nós que tralhamos com eles, os encontros se renovam a cada dia. E o retorno é muito positivo, eles agradecem pelas atividades oferecidas, dizem que sente falta quando não podem participar, pedem sempre por mais e mais atividades, eles têm necessidade de estarem em constante aprendizado e isso provoca um movimento de troca de experiências a todos nós”, finaliza a coordenadora.

😍São ações como estas que transformam esse município em terra da solidariedade e cidadania.😍

Um recadinho e convite especial da Assistente Social Luana para você:

“Convidamos aos idosos e familiares que ainda não conhecem o Reviver e sintam à vontade de estar em convívio com outros idosos, a participarem das oficinas, faça uma visita, conheça o nosso trabalho e se matricule em nossos grupos”.

Foto: facebook auê social.

Os detalhes da cidade maravilhosa estão aqui na Solutudo!


É uma alegria contagiante transmitida no sorriso de cada integrante do projeto!🤩


Boas notícias? Que tal ler mais:

-> Projeto de Santa Cruz promove protagonismo das mulheres através de um lindo grupo de apoio

-> Escola municipal é destaque pela metodologia de aprendizagem ir além do ensino regular em Santa Cruz do Rio Pardo

-> Escola técnica de Santa Cruz arrecada toneladas de alimentos para as instituições da cidade


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Santa Cruz do Rio Pardo e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Siga Solutudo Santa Cruz do Rio Pardo nas mídias sociais:

CLIQUE AQUI PARA FACEBOOK!

CLIQUE AQUI PARA INSTAGRAM!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui