Aprender é uma das maiores dádivas da nossa vida! É tão bom buscar o conhecimento e descobrir novos assuntos. Não é mesmo? A educação é a chave para a construção de um mundo melhor. Neste contexto, surge a Semana Paulo Freire. Como parte do calendário escolar do Centro Paula Souza, a escola ETEC Orlando Quagliato realizou um encontro libertador entre educação e arte.

Veja tudo o que aconteceu neste evento cultural em Santa Cruz do Rio Pardo!

ETEC Orlando Quagliato

A escola ETEC Orlando Quagliato é referência no ensino em Santa Cruz. Desenvolver no aluno competências e habilidades para sua inserção no mundo do trabalho, bem como uma visão crítica e consciente na sociedade é a sua missão. São inúmeros os profissionais, cidadãos de bem que já passaram pela escola e hoje fazem parte dela. Disseminando a educação.

Em todos os anos é realizada a Semana Paulo Freire, marcada por uma sequência de atividades, frisa como o aprendizado é importante. Em especial, neste ano de 2022, uma artista plástica do município foi convidada. Fátima Camargo uniu arte e educação através da exposição de suas obras em conexão com a Pedagogia de Paulo Freire.

O evento foi do dia 9 a 12 de maio e foi aberto para toda a comunidade. Além de enfatizar a produção local, abriu espaço para a reflexão da arte no processo educativo e cultural. Isto trouxe oportunidade para a comunidade conhecer um pouco mais sobre a artista e diversas curiosidades da arte Naif. Uma produção ingênua e espontânea realizada como meio de expressão instintiva.

Fátima Camargo

Ivone de Fátima Camargo Vicentini é neta e filha de agricultores. Nascida e criada na zona rural de Santa Cruz do Rio Pardo, trabalhava no cultivo de sementes e hortaliças. Até que em 2007 trouxe forma aos seus sentimentos por meio da pintura.

“A obra da artista plástica Fatima Camargo se apresenta plena de sentido. A sua visualidade revela uma visão de mundo marcada pela harmonia entre os seres”, diz Oscar D’Ambrósio, jornalista e doutor em Educação e Arte.

A artista aprendeu a pintar sozinha e tem mais de 900 obras. Com traços fortes e marcantes, ela retrata sua própria visão do mundo. Suas exposições ultrapassaram as fronteiras e para além do campo nacional, Fátima é conhecida internacionalmente: Canadá, México, Cuba, Peru e Portugal. Além disso, escreve poesias.

O que me inspira é tudo que desejo ao mundo, tudo de melhor, que vivam na união, pois só assim conseguiremos a Paz!“, declara Fátima Camargo.

Sua participação no evento da escola possibilitou aos alunos e comunidade a descobrirem como a arte é libertadora. Agrupa sensibilidade e inteligência como modo de expressar os sentimentos.

Um convite a você, leitor…

Foi Haidê Augusta da Rosa quem organizou o evento. Bibliotecária na Etec desde 2010. São 12 anos trabalhando incessantemente sem medir esforços em prol da educação. Sua sensação é de dever cumprido em poder disseminar o conhecimento e contribuir na área. Para o futuro, a esperança é de mais valorização no seu campo de atuação.

“Amo o que faço, meu local de trabalho é meu santuário, a leitura é meu bálsamo. Desde quando aprendi a ler, nunca mais parei. Esperanço que o profissional bibliotecário seja reconhecido como fomentador do conhecimento e da cultura e disseminador da informação em todas as plataformas, tanto impressa quanto digital”, revela Haidê Rosa.

Haidê Rosa. Foto: arquivo pessoal.

Logo mais terá uma viagem cultural em julho. Ao longo do ano, muitos projetos estão por vir e você pode acompanhar de pertinho pelas redes sociais da escola:

@etecsantacruz

Haidê recomenda uma frase. Esta serve de inspiração e motivação a você, leitor!

“Leia, leia, leia. Leia tudo: bobagem, clássicos, bom e ruim e veja como são feitos. Assim como um carpinteiro que trabalha como um aprendiz e estuda o mestre. Leia! Você irá absorver. Então, escreva. Se for bom, você descobrirá. Se não, jogue pela janela” , (William Faulkner).

Para mais informações sobre a artista, clique aqui!


Que bacana conhecer o nosso município e coisas interessantíssimas como esta, hein?


Vem ler mais essas matérias:

-> Escola técnica de Santa Cruz arrecada toneladas de alimentos para as instituições da cidade

-> Educandário Lar da Criança: uma entidade que oferece amor e acolhimento para crianças e adolescentes de Santa Cruz

-> A história e a motivação do Capitão América de Santa Cruz do Rio Pardo


Gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Siga Solutudo Santa Cruz do Rio Pardo nas mídias sociais:

CLIQUE AQUI PARA FACEBOOK!

CLIQUE AQUI PARA INSTAGRAM!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui