Dezembrou e o mês iniciou espalhando o vermelho por todo o país. O motivo é que o primeiro dia do mês nos remete ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. É uma campanha instituída pela Lei nº13.504/2017 para ter mobilização nacional contra a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis. Além de apoiar as pessoas que já lutam contra o vírus e promover uma conscientização sobre os cuidados necessários de prevenção.

Nacionalmente, a campanha é um conjunto de atividades em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) para integrar toda administração pública, entidades da sociedade civil e organismos internacionais. O objetivo central deve ser a promoção de:

-Iluminar os prédios públicos com a cor vermelha

-Realizar de palestras e atividades didáticas

-Veicular material nas mídias sociais

-Realizar eventos

Santa Cruz do Rio Pardo

O município está fazendo a sua parte ao combate à estas doenças. Com início no dia 1 até o dia 7 de dezembro, a população pode procurar por qualquer Unidade Básica e realizar o teste rápido de HIV e Sífilis. O horário de atendimento é a partir das 08h às 11h e 13h às 15h.

Foto: divulgação Prefeitura

O teste é gratuito e anônimo. É uma atitude que facilita a Secretaria Municipal de Saúde realizar um mapeamento da doença na cidade e ofertar o melhor tratamento para o paciente.

AIDS

Doença causada pelo vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) do tipo retrovírus e ataca o sistema imunológico. O vírus consegue alterar o DNA da célula e fazer cópias de si mesmo. Depois que se multiplicou, rompe linfócitos para continuar a infectar.

A transmissão pode ser com a realização de relação sexual sem proteção, compartilhamento de seringas contaminadas e na gravidez e/ou na amamentação de mãe para filho. O teste é importante para que a pessoa saiba como se proteger em determinadas situações.

Foto: divulgação Solutudo

Por fim, o tratamento é com medicação antirretrovirais, de modo imediato, para poupar o sistema imunológico. É um coquetel medicamentoso que impede a disseminação do vírus nas células e, consequentemente, não permite a diminuição da imunidade do paciente.


E aí, já foi fazer o teste?


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui