A falta de cuidado no descarte de pilhas e baterias pode resultar em diversas complicações, como a contaminação do solo e da água e até mesmo doenças que podem afetar quem entrar em contato com um local onde esses materiais foram descartados.

De acordo com o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), o perigo desses tipos de produtos é que as pilhas e baterias possuírem líquido tóxico em sua composição e, se jogadas incorretamente, podem ser amassadas ou estourarem, fazendo com que as substancias vazem.

Utilizando da melhor forma


Os primeiros passos para o descarte correto de pilhas e baterias, ocorre justamente nas escolhas para aquisição, lembra a entidade.

• Escolha pilhas recarregáveis, pois têm mais durabilidade.
• As pilhas alcalinas não contêm metais pesados em sua composição.
• Já as pilhas comuns (inclusive as recarregáveis) possuem mercúrio, cádmio e chumbo e devem ser devolvidas ao fabricante.
• Não adquira produtos piratas, pois a procedência duvidosa pode trazer materiais mais tóxicos do que os regulamentados.
• Verifique se a embalagem contém informação de que a pilha pode ser descartada no lixo comum.
• Retire as pilhas dos equipamentos, se eles ficarem muito tempo sem uso.
• Nunca guarde pilhas e baterias em locais expostos ao calor e à umidade, o que evita vazamento do seu conteúdo.

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Cruz e a empresa Special Dog, são disponibilizados coletores em escolas, prédios públicos e pontos comerciais para arrecadação de pilhas e baterias usadas. Já foram destinados corretamente mais de 1.000 kg desse material.

Não é de hoje que sabemos que não devemos jogar baterias e pilhas no lixo comum, então vamos fazer nossa parte, Não vamos poluir nosso planeta.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

Mais matérias de Santa Cruz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui