Santa Cruz do Rio Pardo se tornou Município de Interesse Turístico há poucos anos, e logo suas belezas naturais e também arquitetônicas e históricas começaram a aparecer. Nós separamos quadro paradas que você precisa realizar na cidade para fazer belíssimas fotos.
Graal Estação Kafé
Que tal ter a sensação de andar em uma Maria Fumaça igual a década de 1910? Em julho de 2008, foi inaugurada a Graal Estação Kafé, localizada na rodovia SP-225. Além do objetivo comercial, a inauguração objetivou também o resgate da história da ferrovia e do café no noroeste do estado de São Paulo e em Santa Cruz do Rio Pardo.
Lá você consegue realizar um passeio rápido em uma belíssima Maria Fumaça, ficar chocado com itens antigos e raríssimos nas dependências do restaurante como ferros à carvão, máquinas de escrever e até as primeiras câmeras fotográficas.
Gruta do Binão
A Gruta foi construída em 1954 por um devoto de Nossa Senhora, Albino Trevisan, o “Binão”, reconstruída em 1963, após ser destruída por intempéries, e doada, em 1988, ao Lar São Vicente de Paulo. Consta que Binão, filho de italianos, foi o fundador da gruta. Ele nasceu no dia 17 de dezembro de 1898 e, ainda jovem, já trabalhava na roça de uma fazenda de café. Casou-se e teve 10 filhos, mas logo após o casamento teve problemas de saúde e quase perdeu a visão, impedindo-o de trabalhar. “Senti o peso da cruz. A luta dura pela vida que deve um chefe de família”, foram as palavras de Albino deixadas em uma carta intitulada “Para a Posteridade”, junto com a escritura do local da gruta.
Na gruta há uma mina onde muitas pessoas dizem ter água milagrosa e há uma sala acima da gruta (sala dos milagres) onde são guardadas fotos, muletas, cadeiras de rodas e outros objetos de pessoas que se curaram. Um belíssimo momento para agradecer e admirar.
Biblioteca Pública Municipal
O prédio, na esquina das ruas Catarina Etsuco Umezu e Cel. Emydio Piedade foi construído pelo coronel Antônio Evangelista da Silva. Mais tarde, abrigou a primeira Escola Normal de Santa Cruz do Rio Pardo, que viria a se tornar a atual Escola Estadual “Leônidas do Amaral Vieira”, e, posteriormente, a sede da Prefeitura, durante o primeiro governo de Lúcio Casanova Neto (1948/1951). Foi adquirido pela família Magnani, na década de 1980. Em maio de 2000 houve o tombamento do prédio e, por fim, em 2008, a Administração Pública Municipal adquiriu o imóvel para abrigar a Biblioteca Pública Municipal.
O espaço arquiva mais de sete mil títulos e é o lugar perfeito para fazer aquelas fotos cul-intagramáveis que seus seguidores vão amar.
Centro Cultural Special Dog
O Centro Cultural Special Dog foi criado em 2014 com o objetivo de integrar cultura e aprendizado. Uma organização sem fins lucrativos idealizado pelos sócios Erik e Mário Manfrim, o projeto acontece em um imóvel do século 19, que foi restaurado para desenvolver a arte e proporcionar cultura aos seus frequentadores.
O prédio foi totalmente reformado, onde foram mantidos todos os traços originais, incluindo sua estrutura interna e fachada, sem perder de vista o conforto da modernidade e as exigências de acessibilidade. Lá acontecem aulas de canto, instrumentos, culinária, corte e costura, artesanato, arte circense, bazares beneficentes e workshops.
Gostou desse conteúdo? Então deixe seu comentário abaixo! 🙂