Quem foi que disse que pai tem o dever de ensinar? Em muitas famílias tem filho sendo professor do próprio pai. Na série de histórias inspiradoras preparadas pela Solutudo para homenagear esses guerreiros, vamos mostrar que o amor e o laço entre pais e filhos superam desafios e preconceito fazendo brotar a esperança.

Aos 39 anos, André Ribeiro foi pai novamente, a pequena Manuela Ribeiro de 8 anos, nasceu com uma diferença de 13 anos da irmã e trouxe para a vida da família mais alegria, união e a vontade de nunca desistir. 

André com suas filhas Manuela e Rafaela /Foto: Arquivo Pessoal

“A Manuela nasceu com um problema no intestino e precisou fazer uma cirurgia com dois dias de vida, nesse período inicial lutou pela vida e não tivemos nem tempo para pensar na síndrome”, conta o pai.

A pequena Manuela nasceu com Síndrome de Down, um detalhe pequenino em meio ao amor dessa família. “A única coisa que buscamos foi aprender os detalhes sobre o processo de alfabetização e o crescimento cognitivo. Passamos a conhecer as terapias e os resultados que são impressionantes”, afirma.

André e sua filha Manuela /Foto: Arquivo Pessoal

A menina faz fisioterapia, balé e ainda participa de muitas outras atividades lúdicas na sede da Associação do Oeste Paulista de Síndrome de Down (AOPDown), que atende, gratuitamente os pacientes de Prudente e região.

Para André, ser pai da Manuela é uma missão difícil e muito prazerosa. “É conseguir dizer não em todos os momentos que julgo necessário, é ter serenidade e sabedoria para discernir com atitudes que possam, sempre, ajuda-la.”, conclui.

Homens que aprendem a ser Pais

André não foi o único que redescobriu o amor de uma forma especial. O Laercio Alcântara é pai da Beatriz Alcântara de 4 anos, uma história de superação e muita determinação. Segundo Laercio, depois de se casar novamente, resolveu ter um filho, e já aos 50 anos, ele e a mulher iniciaram a luta para tornar esse sonho realidade.

“Fizemos vários tratamentos, minha esposa acabou tendo complicações e muitas vezes quase perdemos a Beatriz. Aos sete meses ela nasceu prematura, mas não precisou ficar na incubadora. Desde o início ela é uma lutadora”, lembra Laercio.

O casal ficou sabendo que Beatriz tinha Síndrome de Down logo após o nascimento e seis meses depois, descobriram que ela tinha a Síndrome de West, e a partir daí, uma nova luta começou.

Laercio e sua filha Beatriz /Foto: Arquivo Pessoal

“Ter uma criança especial não é fácil, mas ensina demais! Enquanto eu vejo um pai chamar a atenção do filho por ele estar correndo, eu dou é graças a Deus por ver a minha filha fazendo isso. Nós rezamos muito para eles darem um passo e, sabemos que cada passo é uma luta. Ver o primeiro abraço, o primeiro sorriso, a primeira brincadeira é tudo pra mim”, explica Laercio.

Quando se trata de amor, tudo é aceito e compreendido. Laercio comenta que sua filha é seu maior amor. “Eu sou muito grato por Deus ter me dado uma filha como a Beatriz”.

Laercio e sua filha Beatriz /Foto:Arquivo Pessoal

Laercio foi um dos fundadores da Associação do Oeste Paulista de Síndrome de Down, depois que viu que ainda faltava muita informação sobre a síndrome.

“Nós estamos aprendendo a conversar e dar orientações para ajudar as crianças que precisam”, concluí.

Histórias de amor, de luta e de muita inspiração. Homens que aprendem com os filhos o sentido de serem pais.

Síndrome de Down

A síndrome de Down ou trissomia do cromossomo 21 é causada por um cromossomo extra no par 21. Pessoas que apresentam a síndrome possuem deficiências intelectuais e de aprendizado, mas constituem boa comunicação e são sensíveis e amorosas. 

Síndrome de West 

A síndrome de West é um tipo de epilepsia que inicia na infância. Reconhecida por movimentos repetitivos de flexão ou extensão do corpo, causados por espasmos musculares.

AOPDown

A Associação do Oeste Paulista de Síndrome de Down foi fundada em 2017 por um grupo de pais e profissionais da área da saúde e da educação, que sentiu a necessidade de dar mais oportunidades de igualdade a todas as pessoas com a síndrome de down. A unidade está localizada em Presidente Prudente e atende de forma gratuita pessoas de todas as idades. No local são oferecidos diversos tipos de atividades.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui