Sabemos o quanto a recuperação hospitalar é um processo difícil para muitos e, foi pensando nisso, que o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente, mudou a apresentação dos alimentos que são entregues aos pacientes para estimular e alegrar o dia daqueles que estão em tratamento.

A coordenadora e especialista em nutrição clínica, Renata Bueno, foi uma das responsáveis por trazer essa novidade ao hospital.

Eu sempre me preocupei em relação ao ‘comer com os olhos’, que é a apresentação do alimento. Começamos cortando as frutas em formatos de estrela e coração, e foi dando certo! Têm muitas crianças que não gostam de comer frutas e, dessa forma lúdica, conseguimos chamar atenção e deixar o alimento mais interessante,

comenta Renata.

Santa Casa de Presidente Prudente personaliza alimentos para motivar a recuperação de pacientes
Renata Bueno é especialista em nutrição clínica, pediatria e adolescência. (Foto: Santa Casa PP)

O projeto foi iniciado na ala de pediatria, devido ao bom desempenho, se expandiu para os demais setores do hospital, tendo um grande aumento na ingestão de frutas dos pacientes e, consequentemente, diminuindo os dias de internação.

Segundo Renata, o pequeno gesto na mudança da alimentação ajuda no processo de desospitalização (fim do tratamento), pois a educação nutricional acelera a recuperação do paciente.

Ver uma criança que nunca provou um melão ou melancia experimentar pela primeira vez dentro do hospital, em um momento tão difícil por causa da medicação e a falta de apetite, isso mostra que por causa de um corte diferente da fruta, ela se encanta e passa a comer para o resto da vida, isso é fantástico!

A repercussão positiva das mensagens emocionou grande parte dos pacientes. A ação começou como uma ideia de presentear e acabou se tornando uma rotina na cozinha do hospital, por pelo menos dois dias na semana.

O SND da Santa Casa prepara artesanalmente todos os alimentos, que são feitos com muito carinho e, estão ansiosos pela novidade que está por vir.

Vamos lançar as frases de motivação escritas nas bandejas de refeição. O projeto ainda será ampliado, pois demanda tempo, mas estão todos bem felizes em poder fazer a diferença para que o paciente pense ‘lembraram de mim’. Essa é a nossa missão, motivar a alimentação e ter uma ótima recuperação

Viu só como pequenos gestos podem melhorar o dia de alguém? A Solutudo está orgulhosa da nutricionista Renata e de toda equipe da Santa Casa de Presidente Prudente!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui