Já imaginou poder comer alimentos fresquinhos e saudáveis? E melhor, poder ser o autor da sua própria colheita e contribuir ainda mais para o meio ambiente? Pois é! Aqui em Presidente Prudente têm gente se dedicando a plantar a própria comida. Márcio Honório começou a cultivar a horta orgânica pensando em ter à mesa alimentos mais saudáveis, só que também conseguiu reduzir os gastos em casa e descobriu no contato com a terra uma forma de minimizar o estresse do dia a dia.

“Há cinco anos eu comecei a plantar o alimento para o sustento da minha família, além de economizar foi uma forma de desestressar”, explica Márcio Honório sobre a horta orgânica que ele cultiva no próprio quintal de sua casa.

Foto: Arquivo Pessoal

Entre as hortaliças têm alfaces, pimentão, tomate e jiló, e ainda muitos temperos como cebolinha e coentro. Tudo que é cultivado é usado na casa do Márcio, alimentos fresquinhos que ajudam a proteger a saúde e toda família.

“Eu iniciei a hortinha em 2012, tudo muito simples, mas com muito cuidado e carinho. Aqui tudo é 100% orgânico, nunca usei nenhum tipo de agrotóxico, e o que é produzido, serve para o consumo de toda minha familiar”, conta Márcio.

A ideia deu tão certo que recentemente o Márcio colocou um minissistema de hidroponia. Pesquisou na internet vários modelos até que encontrou o que pudesse satisfazer sua ideia.

Foto: Arquivo Pessoal

“Eu acabei trocando o antigo por esse sistema que é muito melhor, um que pudesse funcionar por mais tempo, e assim, não ter mais problemas com o cultivo”, diz Márcio.

Para a produção da horta, Márcio precisou estruturar todo o projeto com madeira e sombrite, além do novo motor com uma maior potência para bombear a água. 

E se você pensa que quem passa por ali não quer levar um pouco do que é plantado pra casa, está enganado! Márcio conta que sempre recebe pedidos, principalmente dos amigos de trabalho.

“Eles sempre acabam me pedindo, mas como a quantidade é pouca, eu acabo deixando mais para minha família, porém quando tem bastante, eu costumo dar”, ressalta.

Foto: Arquivo Pessoal

E olha que a ideia de plantar a própria comida vem ganhando o empenho do filho João Pedro de 14 anos. O menino já ajuda o pai e tem um carinho especial pelo cantinho que alimenta e revigora. Gostou da ideia? Que tal cultivar uns temperos ou hortaliças na sua casa e descobrir os benefícios desses alimentos para o corpo e a mente. Bora descobrir?


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui