O trabalho social tenta solucionar problemas nas relações humanas, com o intuito de promover a igualdade, melhorando as condições de vida da sociedade, trazendo alimentação, educação e saúde.

O projeto social Corrente do Bem, criado há seis anos em Presidente Prudente, surgiu a partir de um grupo de amigos unidos em um mesmo propósito: ajudar pessoas em situação de rua e famílias necessitadas.

O administrador Ricardo Aoyagui, foi um dos responsáveis a dar início na primeira turma do Corrente do Bem, criada em 2014. O grupo é sem fins lucrativos, com voluntários que se dedicam exclusivamente a quem passa por algum tipo de vulnerabilidade social, promovendo diversas ações.

“Dentre elas, temos a entrega de lanches para as pessoas em situação de rua, visitas às famílias carentes, Páscoa solidária, campanha de inverno, dia das crianças e natal. A sede do projeto fica no Jardim Humberto Salvador, onde atendemos algumas famílias com alimentos e roupas, além de dar assistência jurídica e psicológica gratuita, cursos profissionalizantes e jantar para famílias carentes do bairro”, comenta.

Segundo Ricardo, todas as campanhas continuam ativas e, atualmente, o projeto se encontra com 30 voluntários que colaboram com cerca de 700 famílias mensalmente, no entanto, devido à pandemia, o número de famílias pedindo ajuda teve um grande aumentaram.

Dentre esses anos voluntariando, Ricardo se lembra de um fato que marcou sua vida como membro da Corrente do Bem, ao visitar uma pessoa acamada que também não enxergava.

“Quando entramos, ele questionou se era ‘fulano’; perguntei por que queria saber quem era, aí disseram que o ‘fulano’ prometeu trazer refrigerante e chocolate havia meses. Fiquei perplexo, na hora pedi para comprarem um fardo de Fanta e uma caixa de chocolate, a pessoa comeu até matar à vontade. Isso mexeu conosco, pois para nós é muito fácil de resolver, mas para família não. Assim, aprendemos a dar valor a cada dia!”, ressalta.

A atriz Thaila Ayala, participa das ações voluntárias promovidas pela Corrente do Bem há três anos e, desde então, sempre que visita a cidade, colabora nas campanhas.

Para Ricardo, a finalidade do trabalho voluntário na sociedade é um gesto de amor, que acende nos corações mais tristes, uma luz de esperança. Por isso, atitudes como essas de projetos sociais durante a pandemia são primordiais.

“O nosso trabalho social é muito importante, são dezenas de famílias que pedem ajuda por dia, muitos já chegam sem esperanças, pois passaram por diversos lugares e receberam um não. Quando ajudamos, tem uma sensação de alívio”, relata.

Voluntariando-se

Fernando Roque integrou a equipe da Corrente do Bem há seis meses,e vem ajudando o projeto na realização de campanhas solidárias onde pedem arrecadações através das redes sociais.

Uma das mais recentes, já envolvendo o cenário de quarentena, foi a Páscoa solidária, realizada na sede do projeto, onde medidas de proteção foram tomadas para que não causasse aglomeração.

“É uma campanha realizada todo ano, mas por conta do Covid-19, fizemos uma fila em que as crianças entravam uma por vez, pegavam a sacola com chocolate e retornavam para suas casas. Quanto a higiene dos voluntários, todos estavam com máscaras e álcool gel. Tentamos ser o mais rápido possível na distribuição”, conta.

Anteriormente, Fernando já havia feito parte de outros projetos sociais e assume não pretender parar com esse tipo de atividade tão cedo, pois segundo ele, são ações importantes.

Para voluntariar-se ao Corrente do Bem, os interessados deverão entrar nas redes sociais do projeto e enviar uma mensagem direta ou então, conversar com o Fernando através do WhatsApp: (18) 99612-2853.

“Temos um grupo com os voluntários para organizarmos nossas ações sazonais e diárias, como as entregas de cestas básicas e comida aos moradores de rua. Quando a pessoa estiver disponível e quiser participar de alguma forma é só nos contatar”, finaliza.

Ficou interessado em fazer parte da equipe desse projeto social? Então não perca tempo, pois as ações não param mesmo em época de quarentena!

Serviço

Corrente do Bem
Sede: Rua Messias Pereira dos Santos, 180 – Jardim Humberto Salvador;
Telefone: (18) 99633-4453;
Facebook | Instagram


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui