O Dia de Reis é comemorado em 6 de janeiro, a data é marcada pelo fim da época natalina, onde são retirados os enfeites temáticos, assim, dando início a preparação para um novo tempo, o ciclo da Páscoa.

Desde 2018, nessa mesma época, o professor de música Lincoln de Paula, participa da caminhada organizada pela Associação de Folia de Reis de Araxans, tocando violão ao lado de seu pai João Vicente de Paula, também músico.

“Recém-formado em música, sofri um acidente no qual quase perdi os movimentos do braço, então meu pai fez uma promessa que se eu melhorasse e voltasse a exercer minha profissão, ele seguiria tocando a folia. Eu achei muito lindo esse gesto dele e ingressei no grupo também”, comenta Lincoln.

Atualmente a Associação de Folia de Reis de Araxans é composta por cerca de 30 integrantes, fora os inúmeros voluntários que ajudam com doações e mão de obra para a festa de encerramento, que terá sua 16ª edição realizada no próximo sábado, dia (11/01).

“Tudo o que foi arrecadado de alimentos durante a caminhada, como frangos, leitoas e novilhos, serão distribuídos gratuitamente para os convidados, apenas a bebida é cobrada. É uma festa linda”, diz.

As caminhadas da Associação de Folia de Reis começaram no dia 25 de dezembro.
As caminhadas da Associação de Folia de Reis começaram no dia 25 de dezembro. (Foto: Arquivo pessoal)

Para Lincoln, a maior importância de participar desse grupo é dar continuidade à tradição que sua família sempre fez parte. Além de poder utilizar seus dons musicais para auxiliar os integrantes que desejam tocar instrumentos.

“Eu como educador, acho muito importante fazer parte da Associação de Folia de Reis e levar essa cultura para dentro da minha didática. Um dos fatores que contribuiu para meu pai e eu estarmos no grupo, é poder ajudar o pessoal que está iniciando na percussão e violão, na intenção de dar continuidade nessa festa linda com qualidade”, ressalta.

Lincoln tocando ao lado de seu pai. (Vídeo: Reprodução Instagram)

A Associação de Folia de Reis do distrito de Araxans foi fundada em 2003 pelo embaixador Adilson Paulo Porreti, que relata a satisfação de missão cumprida em ter a folia há 16 anos presente na comunidade.

“O propósito é levar uma palavra amiga e conforto às famílias. Muitas conquistas já foram alcançadas durante esse tempo, e os depoimentos são incríveis, de emocionar e arrepiar a gente, como o caso da dona Lurdes que no último ano recuperou a sua voz durante um canto no Dia de Reis”, relata Adilson.

Fique por dentro dos eventos que a Associação de Folia de Reis de Araxans comparece pela página do facebook.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui