Quando se fala em solidariedade, logo vem à mente ajudar o próximo. Pensando nisso, a Solutudo conheceu a história da ONG Família Pipa que já ajudou cerca de 60 mil pessoas em situação de vulnerabilidade, inclusive moradores de Presidente Prudente.

Tudo começou nos corredores de uma escola estadual na cidade de Santo Anastácio em 2008, quando um grupo de amigos decidiu ajudar com doações de alimentos, um colega em comum que estava passando por necessidades financeiras. E a partir daí, o trabalho ganhou força e só cresceu!

Voluntários em almoço solidário de natal em 2018. (Foto: Arquivo Pessoal)

Nesses 11 anos a ONG Família Pipa já repassou aproximadamente 300 toneladas de alimentos, que foram distribuídas em 500 mil doações, que só foram possíveis através das diversas ações artísticas, culturais e ambientais, além de contribuir com reformas e construção de cômodos e de moradias para pessoas em situação de vulnerabilidade.

E se você pensa que o grupo não foi reconhecido pelo trabalho árduo, está enganado! Em 2012, foi finalista do primeiro “Prêmio Jovem Voluntário”, concedido pela Coordenaria Municipal da Juventude da cidade de Presidente Prudente. A Família Pipa também participou em 2014 de um concurso da UNESCO e foram representar mundialmente o Oeste Paulista na Alemanha.

“Nós recebemos o reconhecimento no concurso internacional de empreendedorismo social, na primeira colocação. Foi o primeiro concurso internacional de empreendedorismo social ‘Youth Citizen Entrepreneurship Competition’”, conta Otávio Moliterno, presidente da ONG Família Pipa.

A conquista foi tão bem recebida que no ano passado, um projeto de lei foi aprovado, e assim, instituído que o dia um de setembro, é a data para comemorar o Dia Municipal da Família Pipa.

Mesmo sendo de Santo Anastácio, a Família Pipa já ajudou moradores de todo o Oeste Paulista, inclusive de Presidente Prudente. De acordo com um dos fundadores e membro do grupo, Bruno Lozzi, uma das doações foi para o Lar dos Meninos de Prudente, como roupas infantis, calçados e brinquedos, além disso doaram colchões, eletrodomésticos e cadeiras de rodas para o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Meneses.

Ao todo são 19 voluntários que trabalham apenas para receber um abraço e um sorriso de quem foi ajudado.

Apresentação artística alusiva à proteção da vida e prevenção ao suicídio em Piquerobi. (Foto:Reprodução/ Facebook)

“Todos os recursos e doações vêm da colaboração da população, do comércio e de nós mesmos que contribuímos com a Família”, diz Bruno.

Pessoas que se uniram para dar carinho e uma condição de vida melhor a quem precisa. Uma família que ajuda a desenhar um futuro melhor para Presidente Prudente e para o Oeste Paulista.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui