O movimento social Levante Popular da Juventude iniciou suas atividades em 2012, com o intuito de organizar jovens para lutar contra causas como racismo, machismo, lgbtfobia e qualquer questão de injustiça e opressão.

Segundo a fotógrafa, Julia Duran, o grupo composto por artistas da cidade, costumava se reunir no Galpão da Lua, antes da quarentena para organizar suas próximas ações. Com a chegada do isolamento social, as atividades presenciais do coletivo precisaram de uma pausa, com isso, deram início à campanha: “Em casa, em movimento”.

“Por mais que estejamos em quarentena, ainda estamos lutando por nossos direitos, pois quem está do outro lado, lutando contra nós, continua agindo. Então, seguindo essa ideia do movimento, começamos com as lives para politizar os jovens do interior, porque temos uma realidade diferente da capital. Esse debate é importante para entendermos o que está acontecendo no município”, comenta.

Para Julia, a ideia das lives de discutir assuntos sociais, faz com que o movimento permaneça presente na vida dos jovens, estimulando a iniciativa de ter voz dentro de cada um.

“Nesse momento de quarentena é quando mais precisamos dos jovens lutando, mesmo que não possamos ir para as ruas. Com as lives conseguimos atualizar nossos meios de lutar e continuarmos tendo voz”, ressalta.

Assim como o Levante Popular da Juventude de outras cidades, o movimento prudentino também vem trabalhando em ações de solidariedade durante a pandemia.

A campanha em parceria com o Galpão da Lua e o assentamento MST, reuniu cestas com alimentos, livros da editora “Expressão Popular”, cartilhas e máscaras, que foram entregues tomando as devidas precauções.

“Houve três semanas de doações, onde entregamos para artistas de rua, que ganham dinheiro através de pedestres. Como as pessoas não estão podendo sair, logo eles também não ganham dinheiro. Além deles, ajudamos famílias que entraram em contato ou que sabemos que estão passando por necessidades”, conta.

Movimento na web

Rodolfo de Souza Lima é estudante de doutorado em geografia na FCT/Unesp, e ao conhecer o Levante Popular da Juventude, em 2012, começou a atuar nos bastidores das transmissões. 

A primeira live, transmitida no dia 21 de abril, trouxe uma advogada trabalhista para discursar sobre o acesso ao auxílio emergencial. Já na segunda live, do dia 1 de maio, foi debatido a situação atual do COVID-19 no estado de São Paulo, mantendo o foco no interior.

“Pretendemos dar continuidade nas transmissões. Têm dois assuntos que já havíamos pensado em discutir, sobre como a educação à distância tem sido realizada no município, além de seus impactos na juventude. O segundo tema seria a questão da saúde, tirando dúvidas entre o vírus e a bactéria, como se proteger, e a importância de manter a quarentena”, destaca.

Portanto, fique atento a página do Facebook do movimento Levante Popular da Juventude de Presidente Prudente, onde são atualizados todos os trabalhos do grupo, além das transmissões ao vivo que estão por vir!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui