A tradicional festa caipira realizada sempre nesta época do ano, era comemorada entre os pacientes e funcionários do setor de hemodiálise (tratamento que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue) do Hospital Regional de Presidente Prudente. No entanto, em 2020, a pequena confraternização precisou sofrer algumas adaptações por conta da pandemia que estamos enfrentando.

Nas edições anteriores do arraiá, os profissionais do HR costumavam se caracterizar e dançar com os pacientes, mas, de acordo com a diretora técnica da hemodiálise, Luciana de Camargos Batista, esse ano o contato físico foi evitado.

Antes, nos vestíamos com roupa típica, pintávamos os pacientes, colocávamos chapéus e dançávamos. Já nessa, mantivemos as comidas típicas, a decoração e para animar, fizemos um bingo com brindes trazidos por nós mesmos

comenta.

A ideia partiu da equipe de hemodiálise, enfermagem e psicologia do hospital, que com a ajuda dos demais setores, conseguiram arrecadar cerca de 25 brindes para realizar o bingo, incluindo creme hidratante, vasilhas, panos de prato, toalhas e até um secador de cabelo.

A nutricionista preparou um cardápio junino para o café, que é servido sempre nos três turnos. Decoramos o ambiente reutilizando os enfeites que havíamos confeccionado no ano passado e, para finalizar, a terapeuta ocupacional fez o bingo. Os pacientes gostam muito de comemorações no setor e ficaram felizes porque fizemos essa surpresa, pois achavam que não teríamos nada esse ano

relata.

Para Luciana, é importante frisar que esses pacientes comparecem no setor de hemodiálise três vezes por semana e, muitos já vêm sendo atendidos há anos. Sendo assim, fazem novas amizades e possuem uma relação muito próxima com a equipe. Portanto, em um dia festivo igual a esse, é como se estivessem comemorando em família.

Cuidar da saúde do corpo é muito importante, mas nossos pacientes também precisam cuidar da saúde mental. Eles estão no grupo de risco da Covid-19. Se arriscam todos os dias que vem à hemodiálise, por andarem em ambulâncias cheias. Estão todos apreensivos. Essa festa teve como objetivo diminuir o estresse, dar leveza ao ato de fazer hemodiálise e recobrar os ânimos, a fim de esquecer um pouco a doença

finaliza.

Parabéns ao Hospital Regional, especialmente ao setor de hemodiálise em dar continuidade nesta tradição entre funcionários e pacientes, seguindo as recomendações de higienização da Organização Mundial de Saúde (OMS).


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou pelo nosso WhatsApp.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui