Dia do Fonoaudiólogo é comemorado anualmente no Brasil em 9 de dezembro. A data celebra os profissionais de fonoaudiologia que cuidam da nossa voz, audição e problemas de fala.

Em homenagem a este dia, o Hospital Regional de Presidente Prudente “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo”, promove eventos anualmente para a população e profissionais da área.

Nesta manhã (09/12), o HR organizou uma palestra sobre a fonoaudiologia no idoso, apresentada pela doutora, especialista em gerontologia e também escritora, Juliana Venites. O evento foi produzido pela fonoaudióloga Mariana Passos Rodrigues que atua ativamente na realização de eventos desse porte no hospital.

A palestra será oferecida para fonoaudiólogos convidados pelo Hospital Regional e terá o intuito de apresentar a atuação da profissão com idoso, na prevenção e reabilitação aos profissionais, além disso, formarmos uma rede de assistência nos 45 municípios atendidos pelo HR.

Fonoaudiólogos no anfiteatro do Hospital Regional junto a palestrante Juliana Venites. (Foto: Arquivo pessoal)

Outros eventos

Além da palestra em celebração à data, o hospital também realiza todos os anos um evento em celebração ao dia mundial da voz, em 16 de abril, que conta com a colaboração de otorrinolaringologista e fonoaudiólogos especialistas por meio de palestras e orientações para a população.

Fonoaudióloga Mariana Passos Rodrigues junto aos convidados a palestrarem no evento do dia mundial da voz. (Foto: Arquivo pessoal)

No evento desse ano realizamos atividades relacionadas a saúde vocal e trazemos o cantor Raphael Augusto Pinto, que irá trabalhar os cuidados que ele realiza para que se tenha uma voz mais limpa e saudável.

Cantor Raphael Augusto Pinto improvisa música aos convidados. (Foto: Arquivo pessoal)

O evento que possui parceria com a equipe do otorrino do Hospital Regional, teve a presença do Dr. Gabriel Ramalho que também participou das edições anteriores, trazendo recomendações encontradas no abuso vocal e prevenções de doenças orais, como o câncer de laringe.

Realizamos um exame ao vivo durante a palestra, mostrando os procedimentos e algumas técnicas para que consiga visualizar a prega vocal do paciente. Procuramos sempre inovar a cada ano.

Dr. Gabriel Ramalho realiza exame de demonstração em paciente durante sua palestra no HR. (foto: Arquivo pessoal)

A fonoaudióloga Denise Ramirez que trabalha com cantores de Presidente Prudente, também foi convidada a trazer temas atuais para apresentar aos colaboradores do HR, que são o principal público do evento.

Trabalhamos em especial com o pessoal da telefonia, recepção, ambulatório e secretárias de unidade, pois exigem um esforço maior da voz, mas sempre é aberto a todo colaborador que deseja saber mais informações e cuidados com a higiene vocal.

Finaliza Mariana.

Fonoaudióloga Denise Ramirez relata a utilidade da voz em forma de comunicação. (Foto: Arquivo pessoal)

Fique por dentro de todos os eventos promovidos pelo Hospital Regional de Presidente Prudente acessando o site www.hrpresidenteprudente.org.br ou entrando em contato pelo telefone: (18) 3229-1500.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui