Materiais escolares, materiais para escritório em geral, embalagens, livros, dicionários e mochilas. São tantas opções que fica difícil de decidir por onde começar, não é mesmo? Pois é! Na cidade de Presidente Prudente existe um lugar que disponibiliza todos esses itens: a Papelaria Imperial que está no mercado há 87 anos. Quanto tempo, não é mesmo?

Tudo começou quando o fundador, senhor Antônio Ramos Netto, ainda jovem, veio de São Bento do Sapucaí – SP, visitar a irmã que residia em Presidente Prudente. Ao procurar por uma papelaria, percebeu que não existia nenhuma na cidade. Ele decidiu ficar e no dia 9 de julho de 1932 abriu a sua papelaria.

No início, a papelaria passou por dificuldades, pois precisou fechar no período da Revolução de 1932, mas reabriu novamente e vem passando de geração em geração. Atualmente, a proprietária, Hilda Ramos, nora do fundador que está à frente do negócio.

“Meu marido, Francisco Barjas Ramos, continuo o negócio da família com a ajuda do meu filho mais novo. Agora sou eu que estou trabalhando com a papelaria. Lembrando que no começo, a papelaria vendia jornais que vinham todos os dias de trem de São Paulo para cá.”, conta Hilda.

Ao longo desses anos o que mais chama a atenção é a fidelidade dos consumidores. 

Papelaria Imperial fica situada na rua Siqueira Campos, 499, menos de 30 metros do calçadão. (Foto: Reprodução Facebook)

“Trabalhamos para continuar dando um atendimento individualizado, da melhor maneira possível. É muito bom poder chamar nossos clientes pelo nome ou ouvir uma criança dizer: adoro essa loja! Isso, não tem preço”, afirma. 

Atualmente, a papelaria conta com três funcionários, além de Hilda e sua filha.

“Agora pensamos bastante na inovação da papelaria, já que os novos tempos pedem isso, além de estarmos focando na tecnologia para isso acontecer”, ressalta.

E com tanto tempo de existência, a Papelaria Imperial já ganhou vários prêmios, entre eles o prêmio Visconde de Cairu, Comerciante Símbolo do Ano, ofertado pelo Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente), Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente) e um Sistema de Cooperativas de Crédito.

“No próximo dia seis de setembro, receberemos uma Honraria na Câmara Municipal. Mas o maior prêmio é o reconhecimento do público”, finaliza.

Há 87 anos é assim. Uma papelaria que já virou parte de Prudente e ajuda a escrever a história da maior cidade do Oeste Paulista.

Revolução Constitucionalista de 1932

Foi um movimento que aconteceu de julho a outubro de 1932 nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, com o objetivo de derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui