O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai ser realizado nos dias três e 10 de novembro. Além das perguntas de Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras e a Redação, os candidatos vão mostrar seus conhecimentos sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Para ajudar você nessa jornada, que não é nada fácil, conversamos os seguintes professores:

  • Carlos Roberto de Almeida, professor de Geografia;
  • Gunter Silva, professor de História;
  • Thiago Henrique de Almeida, professores de Sociologia;
  • Heitor Ferreira, professor de Filosofia.

Geografia e História

Quando o assunto é Geografia, é necessário estudar muito a interpretação da realidade a partir dos aspectos científicos, além de estar atentos as perguntas da prova.

O aluno precisa dominar assuntos como: cartografia e elementos naturais do Brasil, além de compreender a dinâmica da economia populacional e social do país. Aspectos de destaque demográfico, socioeconômico e político de alguns países como: EUA, China e membros da União Europeia devem estar na memória.

Conta o professor de Geografia, Carlos Roberto.

O professor ainda afirma que em “relação aos aspectos ambientais os incidentes de Mariana e Brumadinho e os acordos internacionais como, por exemplo, o Acordo de Paris e a questão do desmatamento na Amazônia devem ser estudados”, conclui.

Já em História, o professor Gunter Silva, ressalta que estudar as ideias Iluministas, as questões de democracia na Grécia, questões sobre Antiga Roma (Monarquia, República e Império), e as questões sobre a Feudalismo.

Há também a questão da Reforma da Previdência, pois ela foi um mecanismo para a sociedade, além disso, ela é uma arrecadação de impostos para o Estado. É importante o aluno estar atento a esses detalhes.

ressalta Gunter.

Filosofia e Sociologia

Ainda dentro dos conhecimentos de Ciências Humanas, está a Filosofia. Conhecer os autores Karl Marx, Nicolau Maquiavel, Theodor Adorno, Émile Durkheim e Aristóteles, além de suas obras, linhas de pesquisas e estudos sobre a existência humana.

Além disso, Hannah Arendt é um dos temas mais fortes, pois ela ajudou a produzir a Declaração Universal dos Direitos Humanos, e essa temática vem aparecendo muito nas provas.

Afirma Heitor Ferreira.

Para responder as questões do último dia do Enem, ainda é preciso ter domínio sobre Sociologia. O professor Thiago Henrique de Almeida, conta que a Sociologia pode ser cobrada de forma direta e indireta no Enem.

Pontos como cidadania, movimentos sociais como: negro, LGBT e outros e questões ambientais podem cair de forma direta através de uma pergunta de sociologia. Já de forma indireta, o candidato pode encontrar texto de autores como Hobbes, Maquiavel e Rousseau ou até mesmo ser cobrada na redação. Por isso, conhecer os seus principais conceitos são importantes para responder o questionário.

Concluí Thiago.

Agora que já conhece aqueles pontos principais, que tal estudar mais a fundo esse material? A nossa próxima dica será sobre Ciências Naturais e suas Tecnologias. Não perca!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui