Ei, você aí, morador de Presidente Prudente, já parou para pensar como eram alguns locais que frequentava antigamente na cidade? Será que aquele barzinho onde costumava tomar o café da manhã, continua lá? O prédio considerado patrimônio histórico ainda está funcionando?

Traremos de volta esse sentimento nostálgico a partir do projeto fotográfico criado pelo professor universitário Renato Pandur, que consiste em mesclar fotos antigas de pontos famosos em Presidente Prudente, com atuais tiradas por ele mesmo.

Renato se apaixonou por fotografia desde que emprestou uma câmera – da qual está com ela até hoje –  para tirar fotos do show de sua banda, há dois anos. Paixão essa, que influenciou o início desse projeto fotográfico a partir de um grupo no Facebook chamado “Fotos históricas de Presidente Prudente”.

“Em uma destas postagens, um participante colocou uma foto antiga e ao lado dela, uma imagem capturada do Google Mapas, para fazer a comparação do antes e depois. Na hora eu tive essa ideia: ‘Seria legal ir nos locais dessas fotografias e fazer um registro fotográfico com um ângulo e posição próximas da fotografia original’. E assim estou fazendo”, comenta.

A produção é toda realizada por ele mesmo, desde a seleção de fotos antigas, a criação das atuais e, por fim, a edição com a junção de ambas.

Os locais geralmente escolhidos são igrejas, prefeitura, comércios, ruas e avenidas, que demoram cerca de meia hora para serem registrados em cada local, pois segundo ele, o trabalho de observar o ângulo e posição da fotografia original tem que estar muito próximo da fotografia que será produzida.

“A produção como um todo é uma delícia. Encaro isso como algo que me faz bem, não como um trabalho ou obrigação. Normalmente fotografo no máximo três ou quatro lugares por dia. Depois trabalho em um arquivo final, com o antes e depois, mostrando a foto original e a tirada em 2020 e, por fim, uma imagem mesclada entre as duas com um toque mais artístico”, ressalta.

O projeto não possui uma data para ser concluído, ou seja, na medida em que aparecem fotografias de locais que Renato considere interessantes, ele sairá para fazer o registro e a composição. Com o apoio de membros do grupo no Facebook que viveram aquela época, ele consegue identificar local e o ano na foto oficial.

A ideia futura de imagens animadas, que possam ser visualizadas em vídeo o processo do “antes de depois”, ainda está sendo pensada.

“O que mais me deixou fascinado é que por trás de cada fotografia dessa, tem uma memória. Se todo prudentino soubesse o quanto de história tem pelas ruas e locais que ele passa diariamente, ficaria encantado. Esse é um dos verdadeiros prazeres da fotografia: sentir o local que está sendo fotografado e trabalhar com as duas histórias vividas. Isso é sensacional!”, finaliza.

Aos interessados em participar dessa aventura, podem ingressar no grupo “Fotos históricas de Presidente Prudente”, clicando aqui.

Para acompanhar os trabalhos do fotógrafo Renato Pandur, acesse seu Instagram pessoal que vem sendo atualizado com novas imagens frequentemente. Vale a pena curtir e contemplar os locais e histórias dessa cidade que tanto amamos.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

5/5 - (6 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui