A dependência química e o alcoolismo estão entre os maiores problemas de saúde pública da atualidade. Se livrar desse vício é uma luta árdua, mas saiba que em Presidente Prudente você receberá todo apoio necessário para enfrentar essa batalha.

Pensando nisso, o psicólogo do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Francisco Roberto de Menezes, nos apresentou os trabalhos que a unidade desenvolve com a população prudentina e regional, e que buscam o fim do vício.

O Ambulatório de Álcool e Drogas, está instalado no AME, aos fundos do Hospital Regional. O lugar é uma das unidades prudentinas que oferecem dois modelos de tratamento: ambulatorial e o de internação em comunidades terapêuticas.

“O serviço não necessita de agendamento ou encaminhamento. Após abrir o prontuário, é feita a triagem junto à equipe multidisciplinar (médico, psicólogo, enfermeiro e assistente social) e, assim, é decidido o melhor tratamento”, comenta Francisco.

O funcionamento do ambulatorial é semanal e, durante os encontros, há atividades com grupos de apoio, lanches e atendimento médico.

Segundo o profissional, para iniciar o tratamento basta comparecer de segunda a sexta-feira no ambulatório das 19h às 22h, com o cartão do S.U.S e um documento de identificação com foto em mãos.

“Caso precise de uma internação em comunidade terapêutica, o tratamento tem duração de quatro a cinco meses. Após receber alta, a pessoa volta ao ambulatorial para dar continuidade no atendimento”, conta.

Pacientes com quadro de intoxicação ou que necessitem de mais cuidados médicos, são orientados para irem as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), instaladas na cidade.

Francisco relata que o ambulatório cumpre uma grande importância social e, como profissional, se sente grato em poder contribuir com seus trabalhos aos que necessitam.

“Para nós da equipe multidisciplinar, é muito satisfatório contribuir com nossos conhecimentos e acompanhar pessoas sendo libertas das drogas e tendo suas famílias restauradas”, finaliza.

Comunidade Terapêutica

A Associação São Francisco na Providência de Deus, é quem administra o ambulatório e as três comunidades terapêuticas na região, que já atenderam mais de 6.500 pessoas em dez anos de trabalho, sendo elas:

Lar Nossa Senhora do Carmo na Providência de Deus, em Álvares Machado: comporta 60 homens adultos.

Lar São Miguel Arcanjo na Providência de Deus, em Pirapozinho: comporta 45 homens adultos.

Lar Santa Teresinha do Menino Jesus na Providência de Deus, em Montalvão, distrito de Presidente Prudente: comporta 25 mulheres, sendo adolescente e adultas.

Se você enfrenta esse mal, não hesite em pedir ajuda. O Ambulatorial do AME, junto aos Lares, irão te dar todo apoio necessário para que você fique renovado!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

5/5 - (2 votes)

4 COMENTÁRIOS

  1. O tratamento contra álcool e drogas realizado pelo AME e a associação São Francisco de Assis é maravilhoso. Realmente funciona. Eu sou prova viva disso.
    Cheguei no AME com minha vida totalmente destruída por causa dos vícios e graças ao tratamento q ainda faço no AME , eu tenho uma vida hoje totalmente reconstruída. Longe do álcool e das drogas.
    Se nao fosse o AME, eu provavelmente ano estaria vivo.
    Graças ao meu bom Deus eu encontrei o AME na minha vida.
    Sou eternamente grato. Paz e bem!

    • Parabéns pela sua determinação Adeildo! Ficamos felizes que tenha encontrado no AME o que precisava na sua vida, obrigado por compartilhar um pouquinho da sua história com a gente! ??

  2. Meu nome é Isaltino (Neto) me tratei em Jaci ,casa desta mesma fraternidade e também minha vida foi totalmente transformada e restituída, DEUS me alcançou de uma forma surpreendente e hj tenho orgulho de falar que passei pelo Lar São Francisco de Assis na providência de DEUS ,lugar onde aprendi a amar,me amar e ser amado essa fraternidade no geral e uma verdadeira bênção ,todos os colaboradores envolvidos tem um amor fora do comum com o próximo devolveu minha vida,sou pai de uma menina de 6 anos,casado e minha família foi totalmente restituída por essa fraternidade e hj tenho orgulho de falar que sou voluntário dessa fraternidade, levo meu testemunho onde precisar e faço minha parte para ajudar aqueles que ainda não foram alcançados pela graça do nosso bom Deus… obrigado a todos,
    PAZ E BEM!!!

    • Oii Neto, ficamos imensamente felizes pela restauração da sua vida e família. O trabalho da Associação São Francisco e histórias como a sua é o que nos inspira a continuar escrevendo e acreditando na humanidade! Parabéns por sua garra e obrigada por compartilhar esse depoimento conosco… Paz e bem! ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui