Para mudar o conceito e desmitificar a história que churrasco é coisa de homem, vamos mostrar uma mulher que está quebrando este padrão e vem colocando fogo na brasa pelas festas de Marília e demais cidades do interior de São Paulo.
Bárbara Kirnew optou por ser enfermeira e, foi durante a faculdade, que descobriu aptidão para algo que o brasileiro ama: Churrasco . Foi ali que começou a caminhada até se tornar churrasqueira profissional.
“Acredito que a gente vence nos pequenos detalhes que só mulher tem quando prepara um churrasco, aquele toque feminino que encanta”
A trajetória
A história da Bárbara com os espetos começa desde criança, caçula de três irmãos (todos homens antes dela) detestava comer churrasco ruim e ninguém em sua casa sabia fazer carne boa.
“Quando não era queimado era muito cru, um desastre e isso me incomodava”,
Seu gosto pela cozinha é hereditário, sua mãe fazia salgado para vender e depois montou um restaurante que já tem mais de 19 anos e Barbára desde pequena ajudava a cozinhar.
Quando entrou para o curso de enfermagem se tornou a churrasqueira da turma, todo evento estava ela lá no comando dos espetos e do carvão. Foi neste período que começou a usar uma frase que virou sua marca registrada: “Faça churrasco como uma mulher!”. Jargão que ajudou a mudar muita coisa em sua vida.
Percebeu que sua paixão era mesmo a arte da cozinha, das carnes e do braseiro e ao invés da enfermagem optou pela churrasqueira. Neste momento, começou a ajudar sua mãe no restaurante e aos finais de semana fazia churrasco para a família e amigos.
A consagração
A grande mudança veio mesmo no começo de 2021, quando decidiu cursar gastronomia e em seguida participou de um concurso nacional realizado por uma marca de cerveja, a proposta era de “Faça seu churrasco em casa”. Os melhores churrasqueiros ganharam prêmios e a exposição das fotos nas páginas sociais. E não deu outra, ela venceu!
“Minha prima que falou do concurso porque sabia que eu amava fazer churrasco, faço todo domingo. E deu certo, concorri e ganhei. Depois disso, muita coisa mudou e, hoje, sou oficialmente uma churrasqueira”, contou.
A parceria
A exposição na mídia deu tão certo que ela conheceu a mais famosa churrasqueira do Brasil, Helô Palácio, que se tornou sua amiga e grande incentivadora. Com a amizade, o apoio e os estudos, Bárbara vem se tornando um dos nomes fortes do churrasco brasileiro. Inclusive é convidada para diversos eventos.
“Comecei indo com a Helô e já estou fazendo meus próprios eventos, mas nossa parceria é o fundamental, um orgulho estar ao lado dela e realizar esse sonho de reconhecida como chefe de churrasco”, relatou a mulher que comanda o fogo.
Suas criações
E ela vem mostrando sua identidade com invenções inovadoras, como bacon com quiabo, sanduíche de coxinha, hambúrgueres especiais e outras receitas cheias de personalidade e segredos de cozinha.
Ficou com fome? Conta sua opinião das mulheres no comando do churrasco?