Esse conteúdo é oferecido pelo Univem, instituição referência em educação que apoia as boas notícias de Palmital.

A abandonada Capela de Santo Antônio, localizada em Palmital, no bairro Água da Espanholada, no distrito de Sussuí é um reflexo de como uma construção em ruínas pode impressionar os visitantes por dois aspectos: a beleza de um antigo cartão postal e a tristeza do abandono.

Foto: Marcel Jurado

A igreja fica localizada a 23 km do centro de Palmital, para chegar até o local é necessário seguir da rodovia Nelson Leopolidono sentido Paraná até a rotatória que dá acesso a Destilaria Tirolli e entrar na primeira alça de acesso, na sequência em estrada de terra, o motorista precisa entrar à direita e a esquerda duas vezes pelo trajeto até chegar as ruínas da igreja.

De acordo com o contador de histórias, Marcel Jurado, em 1932 um dos filhos do casal Finotti, que eram os donos da terra, foi convocado para a 2ª Guerra Mundial. O pai do jovem, Pedro Finotti fez então uma promessa a Santo Antônio, que no lugar da capela que existia no local, ele construiria uma igreja dedicada ao santo se o seu filho voltasse com vida dos campos de batalha na Itália. Como o filho do casal retornou, a igreja foi construída. Durante o século XX, a igreja foi bem frequentada e até eram realizados eventos, como quermesses.

O contador de histórias publicou um vídeo em seu canal do Youtube apresentando as ruínas da igreja aos seus seguidores:

Hoje, com o local em desuso, a igreja está sem telhado e tomada por uma trepadeira. Abandonada em meio a plantações de cana-de-açúcar e grãos, algumas paredes já acusam o desgaste do tempo e já não possuem reboque, a cruz da torre apesar de não estar nivelada, segue no topo da construção, ainda existem grades em alguns pontos onde eram janelas, o chão está tomado por mato e ainda existem guarnições em algumas portas.

Foto: Marcel Jurado

Apesar da distância e do difícil acesso, as ruínas da igreja recebem turistas de toda a região para tirar fotos e apreciar a beleza peculiar da antiga construção.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br


Esse conteúdo é oferecido pelo Univem, instituição referência em educação que apoia as boas notícias de Palmital.

5 COMENTÁRIOS

  1. E meio estranho apenas as datas 1932 não foi a segunda guerra mundial mais a revolução constitucionalista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui