A abandonada Capela de Santo Antônio, localizada em Palmital, no bairro Água da Espanholada, no distrito de Sussuí é um reflexo de como uma construção em ruínas pode impressionar os visitantes por dois aspectos: a beleza de um antigo cartão postal e a tristeza do abandono.

A igreja fica localizada a 23 km do centro de Palmital, para chegar até o local é necessário seguir da rodovia Nelson Leopolidono sentido Paraná até a rotatória que dá acesso a Destilaria Tirolli e entrar na primeira alça de acesso, na sequência em estrada de terra, o motorista precisa entrar à direita e a esquerda duas vezes pelo trajeto até chegar as ruínas da igreja.

Foto: Marcel Jurado

De acordo com o contador de histórias, Marcel Jurado, em 1932 um dos filhos do casal Finotti, que eram os donos da terra, foi convocado para a 2ª Guerra Mundial. O pai do jovem, Pedro Finotti fez então uma promessa a Santo Antônio, que no lugar da capela que existia no local, ele construiria uma igreja dedicada ao santo se o seu filho voltasse com vida dos campos de batalha na Itália. Como o filho do casal retornou, a igreja foi construída. Durante o século XX, a igreja foi bem frequentada e até eram realizados eventos, como quermesses.

Hoje, com o local em desuso, a igreja está sem telhado e tomada por uma trepadeira. Abandonada em meio a plantações de cana-de-açúcar e grãos, algumas paredes já acusam o desgaste do tempo e já não possuem reboque, a cruz da torre apesar de não estar nivelada, segue no topo da construção, ainda existem grades em alguns pontos onde eram janelas, o chão está tomado por mato e ainda existem guarnições em algumas portas.

Foto: Marcel Jurado

O contador de histórias publicou um vídeo em seu canal do Youtube apresentando as ruínas da igreja aos seus seguidores:

Apesar da distância e do difícil acesso, as ruínas da igreja recebem turistas de toda a região para tirar fotos e apreciar a beleza peculiar da antiga construção.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

4.6/5 - (71 votes)

7 COMENTÁRIOS

  1. E meio estranho apenas as datas 1932 não foi a segunda guerra mundial mais a revolução constitucionalista.

  2. Veja a história da água da espanholada, fica um pouco antes dessa q vcs filmaram a de santo Antônio, tem uma história linda c moradores ainda pir lá, como minha família dos pinedas, lá tinha campo famoso de futebol muito conhecido da espanholada, tem o prédio da venda dos damini, que até pouco tempo ainda funcionava teve cinema, teve posto de gasolina, máquina de beneficiar arroz, escolas duas onde existe o prédio ainda, e a igreja q ainda está de pé e frequentada por moradores dali e região, igreja Nossa Senhora das graças. Tem muitas história e coisas a mostrar, fui nascida e criada ali, os finoti ainda tem casa e sitio ali perto da igreja e da venda da agua da espanholada. Vcs irão gostar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui