Desde os primórdios como cidade, Ourinhos é um local reconhecido pelas indústrias. Já passou por aqui as mais diversas empresas de diferentes setores. Automobilísticas sempre estiveram instaladas em nossas terras. Um exemplo é a da família Ito que chegou na cidade na década nos anos 1960/1970.

Uma indústria especializada em fabricação de trucks para caminhões e a família veio de Arapongas, no Paraná, para crescer a empresa em terras ourinhenses.

Em um jornal impresso da época, uma reportagem, escrita pelo jornalista José Rodrigues, noticiava a chegada da indústria com o título “ITO Confia em Ourinhos”. No texto diz claramente sobre a localização da empresa, que a imprensa teve acesso livre ao local para visitar as dependências da indústria e conta a história da ITO.

O que chama a atenção é de Paulo Ito, gerente comercial, ter contado ao jornalista os principais motivos para ter escolhido Ourinhos como “casa” de um dos prédios da indústria familiar. “…quatro principais motivos causaram a mudança a Indústria para Ourinhos: a localização geográfica de Ourinhos que permite estender o mercado para os estados do Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo […] outro fator importante: a abundância de energia elétrica. Facilidade de meios de comunicação com São Paulo. Como quarto fator, a mão de obra especializada fornecida pelo Ginásio Industrial de Ourinhos”.

A reportagem é finalizada com chave de ourinhos com a informação da família Ito confiar em Ourinhos. “O Sr. Paulo Ito afirmou sua confiança de que Ourinhos, será em breve o maior parque industrial do interior do Estado”. Infelizmente, foi uma indústria que não durou muito tempo em nossa cidade e não há registros exatos de quando ela deixou de existir.

Por fim, há um resgate singelo e simbólico da indústria, uma fotografia com diversas autoridades reunidas. Provavelmente, é uma visita dos proprietários em algum dos estandes da Feira Agropecuária e Industrial de Ourinhos (FAPI) para marcar presença na primeira feira do município.

Logo de cara já vemos o prefeito Domingos Carmelingo Caló ao redor de um dos membros da família Ito. Ao fundo está José Fernandes de Souza, gerente da antiga Sanbra, e ao seu lado o vereador João Newton Cesar. Paulo Ito está à esquerda e à direita do prefeito é o Dr. José Caetano Sobrinho, agrônomo e um dos pioneiros da FAPI.

Fonte: blog Memórias Ourinhenses

Imagens: Francisco de Almeida Lopes

Acervo: Wilson Monteiro


Você se recorda deste momento de Ourinhos? Conte para nós o que você sabe!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui