Em Ourinhos, tem um espaço um pouco escondido na Avenida Domingos Carmelingo Caló. É um local dedicado de música com uma missão de existência muito linda. E tudo começou em 2006, na Catedral do Senhor Bom Jesus com músicos de região que apresentaram o I Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica Nacional Brasileira. O repertório foi de autoria do Maestro Jeferson Bento.

Naquele momento, o objetivo era de que os músicos adquirissem a prática de repertório e formação de grupos. Desta forma, a seleção musical sempre é ampliada e produzida por uma quantidade grande de músicos. E assim nasceu o Instituto Orquestra Sinfônica Nacional Brasileira (OSNB).

Foto: Facebook OSNB

Uma entidade sem fins lucrativos que preza pelo ensino da música para crianças e adolescentes em condições vulneráveis sociais matriculadas em escolas públicas. Os cursos são de violão popular e erudito, violino, viola clássica e violoncelo.

“Também temos um foco em atividades como um centro de cultura com encontros para serem discutidos diversos assuntos entrelaçados com a área cultural”, fala Jeferson Bento, o maestro.

Em paralelo, o OSNB também oferece aulas de inglês e atividades de férias e uma biblioteca para o público, em geral, debater e promover palestras. O intuito é de interagir diretamente com o público da orquestra com a oferta de ações de cunho social.

A terra do povo de coração de ouro é abrigo de muitos artistas de várias vertentes da cultura, por isso a promoção da música carrega um significado importantíssimo no município. Ourinhos já é referência musical, algo que facilita o desenvolvimento cultural.

Foto: Facebook OSNB

“Tenho um relato muito especial sobre o OSNB. Uma mãe já nos contou que a filha se tornou extremamente organizada da noite para o dia e o rendimento escolar melhorou em todas as disciplinas. Isto foi confirmado pelos nossos professores, pois, estamos em contato constante com as escolas onde as crianças estão matriculadas. Construímos juntos, um relacionamento saudável entre o instituto, as famílias, escolas e os alunos”, finaliza o maestro.

Foto: Facebook OSNB

Portanto, é garantia de que o espaço musical proporcionou e proporciona resultados impactantes. Os alunos adquirem qualificação pessoal, cultural e educacional em ascensão contínua. Sendo assim, o futuro é de ampliação dos atendimentos, cursos, palestras e apresentações culturais. É buscar a transformação social com a cultura.


Você já conhecia o Instituto? Já foi até lá? Conte para nós a sua experiência!


LEIA TAMBÉM

–> Intermezzo Cerimonial: a música instrumental apaixonante do trio de músicos em ascensão em Ourinhos

–> De mãe para filho: o jovem músico integrante de diversas bandas em Ourinhos

–> O jovem músico de Ourinhos que está conquistando o seu espaço na cidade e região


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Siga a Solutudo Ourinhos nas mídias sociais:

CLIQUE AQUI PARA O FACEBOOK!

CLIQUE AQUI PARA O INSTAGRAM!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui