O Corpo de Bombeiros de Ourinhos está na cidade há mais de 50 anos e guarda inúmeras histórias no quartel. Sem contar as histórias particulares, as individuais de cada bombeiro que trabalha no local. Um deles é o Cabo Harrison Alves Ferreira. É antigo no quartel e hoje é o seu último dia de trabalho. O próximo passo é rumo a aposentadoria.

Harrison

Harrison tem 27 anos de carreira em Ourinhos, antes trabalhava na Praça da Sé em São Paulo capital, é formado em ciências biológicas e técnico em segurança. Na corporação de bombeiros, ele é instrutor de cursos específicos da área, como o de brigadista. E casado há 24 anos.

O interesse em ser um bombeiro surgiu aos 12/13 anos, quando conheceu o quartel a fundo e via os profissionais falando com muito orgulho que a missão é ajudar as pessoas. Aos 18 anos, decidiu iniciar os estudos para prestar concurso e em outubro 2 de outubro de 1992 ingressou na escola de bombeiros.

Foto: arquivo pessoal

“Ser bombeiro é gratificante. É só coisa boa. Apesar das ocorrências negativas diariamente, as positivas nos enche de amor. São os momentos que estou em orientação com outro colega de trabalho, as palestras com crianças, estar em cursos e as visitas da população em nosso espaço. É a minha vida”, explica Harrison.

É ajudar alguém em qualquer situação que for necessário sem pensar na troca. Como o próprio Cabo afirma, quando uma vítima precisa chegar viva no hospital, a sua missão é fazer o melhor atendimento possível que antecede a chegada no local. Com todo o cuidado, estudo e experiência, uma ajuda de excelência, o atendimento hospitalar é amenizada e necessita de poucos cuidados específicos.

E a sua escolha profissional sempre teve o apoio de toda a sua família. Harrison foi criado pela sua mãe e sua avó.

“Toda a estrutura, segurança e educação que eu recebi delas foram essenciais na minha escolha do caminho que eu desejei seguir na vida. Nunca tive problemas com ninguém, sempre estiveram e estão ao meu lado”, conta o bombeiro.

Ourinhos

Na cidade do povo de coração de ouro, o bombeiro já atuou em diversas e mais inusitadas ocorrências. Mas o que está em seu coração são os projetos do Corpo de Bombeiros. Um deles é o S.O.S Bombeiro que realiza palestras nas escolas municipais, o outro é o Bombeiro Amigo do Peito que vão ao hospital para ajudar na coleta de leite materno para o banco de leite e o Bombeiro Sangue Bom, projeto que os bombeiros doam sangue e incentivam os familiares a ter a mesma atitude.

Além de colecionar histórias que marcaram a sua carreira profissional. Por enquanto, a que mais tocou em sua alma é uma recente. Foi uma ocorrência no lago em frente ao condomínio Royal Park.

“Uma caminhonete caiu no lago. Eu e meus colegas tiramos a pessoa de dentro do carro e, logo em seguida, o veículo afundou. É de arrepiar. Até ganhamos uma medalha por este lindo trabalho”, fala Harrison.

Autoavaliação

Por fim, o bombeiro avaliou que durante estes anos o que ele mais ganhou foi experiência, maturidade, é mais esperançoso, aumentou a sua fé e aprendeu a ser caridoso. E busca fazer o trabalho que mais ama com muito amor, atenção, cuidado, qualidade e responsabilidade.

Inclusive, hoje, 02 de dezembro de 2021, é o seu último dia como bombeiro. A partir de amanhã, inicia o seu processo de afastamento para conquistar a aposentaria. A certeza é que a partir do dia 19 de maio de 2022 Harrison será aposentado definitivamente do Corpo de Bombeiros.

“O futuro a Deus pertence. E agora vou pensar em outro rumo para a minha vida, sempre ajudando as pessoas. Vou ajudar minha esposa em nossa clínica de saúde ocupacional e procurar outra atividade”, exalta o bombeiro.

E você que está lendo e deseja ser bombeiro, a dica é uma só, segundo Harrison: estudar muito, amar a profissão e pensar no próximo.


Um orgulho e tanto para Ourinhos! E você conhece algum outro bombeiro importante para a cidade? Conte para nós!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

5/5 - (1 vote)

2 COMENTÁRIOS

  1. Em primeiro lugar agradecer a Deus chegar na sua aposentadoria com saúde e vida aproveitar esta fase boa da vida parabéns Harrisson por esta linda missão comprida

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui