Era dia 1 de janeiro de 1948 em Ourinhos. Data de posse do primeiro prefeito da cidade pelo voto direto, o Cândido Barbosa Filho. Alguns dias depois, foi anunciado no semanário “A Voz do Povo” a construção do Seminário Josefino Nossa Senhora de Guadalupe.

Com isso, os padres Josefinos começaram uma divulgação sobre a construção do Seminário e a Solene Benção da Pedra Fundamental no dia 6 de janeiro às 16h30. Este dia foi abrilhantado pela presença de Dom Antonio José dos Santos (Bispo de Assis), Dom Geraldo de Proença Sigoud (Bispo de Jacarezinho), Monsenhor José Melhado, prefeito Cândido Barbosa Filhos, Dr. Antonio da Rocha Paes (Juiz de Direito da Comarca), coronel Antonio Almeia Leite, Cario Farina, Antonio Silva (Prefeito de Quatá), Nicola Carona, Mansueto Lunardi, Oswaldo Lunardi, Pedro Primo Orzesi (Prefeito de Manduri) e Antonio Arbex.

Já a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe teve o lançamento da Pedra Fundamental no dia 2 de maio de 1954 pelo Dom Henrique Gollard Trindade, Bispo na época de Botucatu. Toda documentação foi assinada no dia 12 de dezembro de 1957, data da Virgem Maria de Guadalupe. E a instalação no dia 27 de abril de 1958 com uma solenidade especial.

Em paralelo a esta religiosidade, também no dia 6 de janeiro o município recebia o lançamento da Pedra Fundamental do Colégio Santo Antônio. Unidade escolar que foi muito reconhecida pelo nome “Objetivo”, nome do material escolar, e recentemente voltou a ter o nome original.

Por fim, a benção da pedra foi na Rua Arlindo Luz às 10h30, espaço de propriedade das Irmãzinhas da Imaculada Conceição e onde é a escola até nos dias de hoje. As autoridades que deram discurso foram o Dr. Antônio da Rocha Paes e o Padre Eduardo Murante, vigário local.

Fonte: blog Memórias Ourinhenses


O que você sabe desta época? Conte para nós!


LEIA TAMBÉM

–> Você sabia que Ourinhos tem uma Rainha?

–> As lavouras de café ourinhense foram as responsáveis pela chegada de imigrantes japoneses na cidade

–> Quem são os profissionais do Horácio Soares de 1953 que marcaram uma geração de alunos?


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Ourinhos e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Siga a Solutudo Ourinhos nas mídias sociais:

CLIQUE AQUI PARA O FACEBOOK!

CLIQUE AQUI PARA O INSTAGRAM!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui