Sertanejo raiz é o ritmo musical de canções amorosas de uma pegada mais profunda e intensa. Há diversos “amantes” por músicas deste estilo, também reconhecido como música caipira. Uma das duplas que representa muito bem é as Irmãs Galvão. Uma delas tem uma curiosidade muito bacana e é por esta informação que hoje elas são destaque na Solutudo Ourinhos.

Mary Zuil Galvão nasceu em Ourinhos no dia 4 de maio de 1940 e a Marilene Galvão nasceu em Palmital-SP no dia 27 de abril de 1942. Foi com o incentivo dos pais que a dupla sertaneja se formou quando elas tinham sete e cinco anos, na cidade Sapezal-SP.

As pequenas Galvão. Foto: Recanto Caipira
Foto: Recanto Caipira

O start da carreira foi com a estreia na Rádio Club Marconi em Paraguaçu Paulista, em 1947. Logo suas músicas estavam na Rádio Difusora de Assis-SP e na Cultura de Maringá-PR. E o sonho de ir para São Paulo foi conquistado quando se apresentaram na Rádio Piratininga e se inscreveram em um programa de calouros, o “Torre de Babel”.

A repercussão rendeu convites para estarem em outras rádios e a agenda lotou em razão dos sucessos “Carinha de Anjo” e “Rincão Guarani”. Elas marcaram presença em circos, rádios, teatros, ginásios, clubes, casas de cultura e praças.

Mary e Marilene sempre foram pessoas preocupadas com cada detalhe das apresentações, principalmente o quesito figurino. Com o costume do povo do campo gostar de se arrumar com um certo empenho, é que elas resolveram usar as melhores roupas em respeito e feedback do público.

Foto: Recanto Caipira

Com a ascensão da televisão, tendo programas temáticos, o sucesso só aumentou sendo figuras presenças nos programas “Viola, Minha Viola”, “Som Brasil”, “Canta Viola”, “Especial Sertanejo”, “Musicamp” e tantos outros.

Em 1985, o maestro Mário Campanha começou a produzir discos da dupla e mostraram uma nova tendência. Foi lançada a lambada “No Calor dos Teus Abraço” que fez elas ganharem o Disco de Ouro e garantir sucesso internacional. Outros prêmios agregaram valor à dupla, como o Prêmio Sharp, Prêmio Caras de Música e a indicação ao Grammy Latino. Bem como sentiram a necessidade de trocar o nome da dupla e ficou somente As Galvão, nos anos 2000.

Foto: Recanto Caipira

“Pedacinhos”, “Coração Laçador”, “Menino Canoeiro”, “Lembrança” e “Beijinho Doce” (regravação) são os seus maiores sucessos, além de “Pecado Louro”, “Não me Abandones” e “Apenas um Pecado” que foram regravadas por outros artistas. Toni Gomide, um radialista, até apelidou a dupla como “As vozes do Século” por embalar tantos romances por aí e agradar os ouvidos do público com as belas músicas.

Ano passado, em 2021, as primeiras vozes da música caipira encerraram carreira em razão do avanço da doença Alzheimer em Marilene. O anúncio foi feito pela ourinhense no dia 19 de junho no canal do jornalista André Piunti.

Fonte: Recanto Caipira e G1

Imagens: Recanto Caipira


Ourinhos é o berço da cultura em diferentes vertentes!


LEIA TAMBÉM

–> No século XX, em termos econômicos, o café foi o pai de Ourinhos

–> Como era a estação ferroviária e o trem de ferro dos anos 60 de Ourinhos?

–> A menção por Ourinhos na novela “O Rei do Gado” sobre os Irmãos Quagliato


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Ourinhos e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Siga a Solutudo Ourinhos nas mídias sociais:

CLIQUE AQUI PARA O FACEBOOK!

CLIQUE AQUI PARA O INSTAGRAM!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui