Em 1881, em Lichtensteig, na Suíça, o herdeiro da fábrica de tecidos Wirth, filho único proprietário, Max Wirth nascia.

Fotos: Divulgações.

Jovem Pioneiro

Sua história é importante, assim como dezenas de outras de imigrantes pioneiros que decidiram reiniciar suas vidas em terras brasileiras. Em 1899, o jovem Max embarcou em um navio e partiu rumo a terras desconhecidas.

Chegando ao Brasil, se estabeleceu em São Sebastião da Alegria, onde fez sua vida por cinco anos e trabalhou duro como fazendeiro, até em alguns momentos como mercador.

memoria 22
Foto: Reprodução via Blog Memória 22

De volta para casa

Tudo ia bem até contrair malária, uma doença infecciosa muito comum em países tropicais, algo que o jovem jamais havia sentido em sua terra natal. Não tendo outra escolha, retornou a sua casa em Lichtensteig.

De volta à terra dos alpes, tratou de sua doença, recuperou-se e seguiu em frente com sua vida. E ali, na Suíça, casou-se e assumiu a fábrica de tecidos da família.

Foto macro de um mosquito cheio de sangue picando uma pessoa.
Mosquito propagador da Malária – Foto: Divulgação

Recomeçando

Após o falecimento de sua esposa, em 1922, arrumou malas e decidiu mais uma vez dar uma chance para um recomeço no Brasil. E, para isso, vendeu a fábrica em que era herdeiro e partiu para São Paulo. Na época, já estava acompanhado de sua segunda esposa e de seus filhos.

Expô sobre São Paulo dos anos 1920 é destaque no Centro Cultural FIESP
São Paulo na década de 1920 – Foto: Divulgação.

Fazenda Suíça

Retornando ao Brasil, assentou sua família em uma fazenda que o mesmo batizou de “Fazenda Suíça” e após isso se tornou um conhecido investidor na especulação de terras, o que o levou a comprar grandes propriedades em áreas quase despovoadas na região oeste do estado de São Paulo.

Sr. Max Wirth – Foto: Divulgação via Blog do Cansa

Califórnia

E após adquirir tantas terras, em 1941, nas proximidades de Marília, o agora Sr. Wirth fundou um povoado com cinco mil alqueires. O que mais tarde se tornaria nossa amada Osvaldo Cruz.

Avenida Max Wirth, Osvaldo Cruz | Mapio.net
Avenida Max Wirth. – Foto: Cidade Perfeita.

Legado

Max Wirth faleceu em São Vicente no dia 13 de dezembro de 1952. Naquela época, já era proprietário de grandes terras em todo o oeste do estado. O seu legado foi, inicialmente, seus filhos trabalhando para ampliar as terras do pai latifundiário e aprimoraram especialmente a cultura do café e a pecuária. Porém, o seu maior feito foi quando relembrou de honrar os médicos e, assim, rebatizou Califórnia de Osvaldo Cruz.

suíços do brasil
Senhor e Senhora Wirth

Você já conhecia esta história?

Conte para nós nos comentários!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário ali embaixo, isso nos incentiva demais!

E se você conhece alguma história que merece ser contada aqui na Solutudo envie para [email protected]!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui