É importante falar que a Síndrome de Down não é culpa dos pais, não é algo que eles tenham feito. Ela é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com Síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21) têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maioria das pessoas.

O João Luiz Grande Nery Calarga Di Santi é filho da Fabiana Nery Calarga Di Santi e do Luiz Fernando Grande Di Santi e irmão mais novo do Luiz Felipe Grande Nery Calarga Di Santi que juntos formam uma família linda. No nascimento do João, ainda no hospital, a médica responsável conversou com a família e orientou que o João apresentava traços da síndrome e que para confirmar teriam que fazer o exame cariótipo.

Na foto João horas após o nascimento, Fonte: Arquivo Pessoal Família

Fabiana e Luiz Fernando contam que fizeram tudo certinho durante a gestação e que no momento que a médica chamou os dois e falou sobre as características foi um choque, pois nunca tinham convivido com alguém com a síndrome e não faziam ideia de como lidar. Porém, tinham um ao outro o Luiz e agora o João.

“Idealizamos um filho perfeito, sem saber o que é perfeito”, comenta a mãe Fabiana.

Caixinha de Surpresa

João veio após 11 anos do nascimento do irmão e a família brinca dizendo que ele é uma caixinha de surpresas. Todos dia tem algo para ensinar, ele é muito independente e veio para somar na vida da família que é completa com os quatro.

João Fantasiado na festinha, Fonte: Arquivo Pessoal Família

A família procurou todos os médicos necessários e fez todos os exames, as terapias foram feitas desde os dois meses de vida do João e são feitas até hoje. Elas ajudam muito no desenvolvimento e disposição.

“Tem que ser bom atleta para pegar ele, porque ele corre muito rápido olhando para trás e rindo”, comenta o pai Luiz Fernando.

João tem oito anos, é alfabetizado e estuda em escola regular junto com todas as outras crianças que não tem nenhuma síndrome e consegue acompanhar tudo. Ele tem um material adaptado para que consiga estudar, é super comunicativo e sempre está em uma roda de amigos.

João e o amor com todos

João é cheio de amor e carinho, a família brinca dizendo que tem que cuidar para o João não sair por aí com todo mundo, pois ele ama e trata a todos com igualdade, tem muito carinho e preocupação com cada pessoa. Ele é a prova de que a Síndrome de Down é apenas uma diferença genética e que, assim como todas as pessoas, o João também tem suas dificuldades e seus sonhos.

Na foto João e a mãe Fabiana em um desfile da cidade com o pessoal da ASD, Fonte: Arquivo Pessoal Família

“O João sempre foi muito bem recebido na cidade, a cidade é muito acolhedora e muitas vezes estamos na rua e cumprimentam o João por conhecê-lo, independente de me conhecer ou não”, comenta a mãe.

Os pais alertam dizendo que a inclusão é importante para todos, para a criança com a síndrome melhora o desenvolvimento e convive de forma natural em sociedade e para todas as outras pessoas é possível aprender a ser mais humano com estas crianças. Estejamos preparados para lidar de forma mais natural com todas as pessoas que tenham a síndrome, é necessária mais paciência com todos.

Na foto da esquerda para a direita o irmão mais velho Luiz Felipe, a mãe Fabiana, o João Luiz e o pai Luiz Fernando, Fonte: Arquivo Pessoal Família

Gostou do conteúdo? Não deixe de ler outras histórias como esta que temos disponíveis no site. Compartilhe para que outras pessoas possam conhecer a história do João.

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui